PUBLICIDADE
Notícias

Confira dicas de como acalmar animais de estimação durante a queima de fogos

De acordo com especialista, os fogos de artifício podem ser apenas um incômodo para os seres humanos, mas para os animais soam de forma agressiva

16:22 | 28/12/2015
NULL
NULL
A queima de fogos durante o Réveillon é um momento esperado por muitas pessoas, mas os shows pirotécnicos incomodam muito animais de estimação. Uma cidade italiana, inclusive, adotou neste ano uma nova regra que obriga o uso de fogos de artifício silenciosos durante as celebrações populares em respeito aos animais.   

De acordo com o veterinário Sérgio Franco, que exerce a profissão há mais de 20 anos, os fogos podem ser apenas um incômodo para os seres humanos, mas para os animais soam como uma "agressão".

"O ouvido deles [animais] é muito mais sensível que o nosso. Este é um problema sério porque pode gerar um trauma grande ao animal. É comum que defequem, urinem e tremam o corpo todo", ressalta o especialista.
[SAIBAMAIS 3]
Ainda segundo ele, o estresse provocado pelo barulho pode alcançar níveis tão altos que chega, algumas vezes, a acarretar problemas físicos. "Eu já vi um animal que sofreu um estresse tão grande que ele travou completamente e foi difícil fazê-lo sair do estado em que se encontrava. Ele foi retornando aos poucos", relembra.   
 
Conforme Sérgio, no entanto, não há uma regra para proteger os animais durante a queima de fogos, mas há dicas que podem acalmá-los. Confira:

1 - Tente bloquear o barulho utilizando um tampão feito com algodão envolvido em gases para curativos;

2 - Mantenha o animal em lugar isolado, onde o barulho seja mais abafado;

3 -
Deixe o animal preso em casa, na corrente ou no canil para que ele não fique solto e tenha, desta forma, acesso à rua;

4 - A fim de reduzir uma reação mais drástica, os donos podem solicitar aos veterinários responsáveis pelos seus bichinhos a prescrição de um medicamento calmante.
Redação O POVO Online
TAGS