PUBLICIDADE
Notícias

Emoji é eleito a 'palavra do ano' pelo Dicionário Oxford

É a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica

11:26 | 17/11/2015
NULL
NULL

Um emoji foi escolhido pelo Dicionário Oxford como a "palavra do ano" de 2015. Nesta segunda-feira, 16, as redes sociais da editora de dicionários da instituição britânica fizeram o anúncio. Pela primeira vez, a universidade britânica não elege uma palavra e sim uma imagem pictográfica. O símbolo vencedor representa um “rosto com lágrimas de alegria”.

Todos os anos, a Oxford elege as palavras que atraíram mais interesse e escolhem a vencedora com base nas decisões de um júri. Na eleição, a escolha considera o "potencial duradouro" e a "significância cultural".

Após uma levantamento dos usos do emoji, realizado por uma empresa de negócios em tecnologia móvel, a imagem representa 20% de todos os ícones utilizados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos.

Para a Oxford, o emoji foi eleito a "'palavra' que melhor refletiu o ethos, o clima e as preocupações de 2015".

Ao lado da imagem, oito palavras e termos foram finalistas, incluindo "refugiado", "dark web" e "economia compartilhada".

Em 2014, a palavra campeã foi "vape", expressão relacionada aos cigarros de vapor que passaram a ser muito utilizados por fumantes no mundo anglófono. Em 2013,  foi a palavra "selfie" quem ganhou. E em 2012, "GIF" foi a palavra vencedora.

 

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online

 

 

TAGS