Notícias

Cientistas afirmam que o protetor solar é uma ameaça para os recifes de corais

Substância nociva ao corais está presente em cerca de 3.500 produtos em todo mundo.

11:39 | 29/10/2015
NULL

O protetor solar é aliado na defesa contra o câncer de pele e na prevenção de queimaduras causada pela exposição ao sol, porém, segundo cientistas, a oxibenzona, substância química presente no produto, está matando os recifes de corais, que são importantes para o equilíbrio da biodiversidade nos oceanos. O alerta foi feito há duas semanas pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

De acordo com o estudo publicado no jornal Archives of Environmental Contamination and Toxicology , a substância oxibenzona, também conhecida por benzofenona-3, polui recifes de corais através de banhistas que usam protetores solares e acabam tendo o produto dissolvido no mar.

Os cientistas coletaram algumas amostras de recifes no Havaí e nas Ilhas Virgens Americanas e comprovaram que  as doses de oxibenzona dissolvidas no mar pelos banhistas eram suficientes para matar as plânulas, larvas de corais, o que causa deformidade nos corais e mutações em seu DNA. Os corais adultos também sofrem, pois perdem as substâncias que dão cor aos corais, causando um branqueamento das colônias, o que representa perigo para a saúde dos corais.

De acordo com o estudo uma única gota de protetor solar dissolvida em um volume de água equivalente à seis piscinas olímpicas é o suficiente  para dar início a um processo de declínio em uma colônia saudável.

A tarefa de manter o protetor solar longe das águas e dos recifes de corais não será nada fácil, pois a susbstância nociva a esses organismos  já está presente em mais de 3.500 produtos de proteção solar em todo o mundo.

Os pesquisadores alertaram os fabricantes de filtros solares sobre os estudos com a substância benzofenona-3 e alertam que a solução seria inovar na produção de filtros solares mais sustentáveis e biodegradáveis para que não haja mais impacto negativo no meio ambiente.

Redação O POVO Online