Asteróide maior do que caiu na Rússia deve se aproximar da Terra
Apelidado como 'Grande Abóbora', por passar no dia das bruxas, a Nasa informou que o fenômeno não deve preocupar a população

Depois da superlua e o eclipse lunar, os amantes de astronomia vão ter mais um fenômeno para presenciarem. De acordo com a agência espacial americana, Nasa, no próximo sábado, 31, um asteróide gigantesco, conhecido como TB145, deve passar próximo ao planeta terra por volta das 19h05 (horário de Brasília).
De acordo com os pesquisadores da Nasa, apresenta 400 metros de largura e, com isso, ele consegue ser 20 vezes maior do que o meteorito de Chelybinsk - fenômeno que explodiu no céu da Rússia em 2013 destruindo parte das casas da cidade e deixando mais de mil pessoas feridas.
Mas para quem espera se surpreender somente com o tamanho do asteróide deve se preparar ainda mais. Conforme os especialistas norte-americanos, o novo asteróide deve passar próximo à terra com uma velocidade média de 35km por segundo, cerca de 16km/s a mais do que o meteorito russo.
Segundo o diretor do Centro para Estudos dos Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Paul Chodas, visualizar o fenômeno não será uma tarefa tão fácil. "Quando próximo, o TB145 estará a 480 mil quilômetros da Terra. Isso representa 1,3 vez a distância entre a Lua e a Terra. Será preciso ao menos um pequeno telescópio para vê-lo", afirmou o diretor.
Já para os estudiosos da Nasa, a oportunidade será única, já que a o mesmo asteróide só passará novamente próximo ao planeta terra em agosto de 2027.
Redação O POVO Online