PUBLICIDADE
Notícias

'Censo' de estrelas fará mapa 3D da Via Láctea

Durante cinco anos, o projeto Gaia irá analisar cada astro mais de 70 vezes, a fim de determinar com precisão a magnitude, posição, distância e deslocamento de cada objeto de estudo

15:10 | 24/10/2012
NULL
NULL

Com a ajuda da maior câmera espacial construída para missões espaciais, o projeto Gaia irá fazer um censo das bilhares de estrelas existentes na Via Láctea. O projeto, que contará com a máquina de 1 bilhão de pixels, é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia.

De acordo com a agência, os instrumentos que serão utilizados para a pesquisa são tão potentes que, se estivesse na terra, seria até mesmo capaz de medir o polegar de uma pessoa que estivesse na Lua.

A missão está prevista para ser lançada no fim de 2013, na Guiana Francesa. Para a comunidade científica, o projeto tanto será útil na descoberta de novos corpos celestes, como irá contribuir para provar a teoria da relatividade de Albert Einstein.

Ao longo de um período de cinco anos, o projeto Gaia irá analisar cada astro mais de 70 vezes, a fim de determinar com precisão a magnitude, posição, distância e deslocamento de cada objeto de estudo. Com esses dados será possível a criação de um mapa tridimensional das estrelas da Via Láctea. A finalização está prevista para o ano de 2021. A informações são da revista Info.

Redação 

TAGS