Notícias

União de duas estrelas anãs gera supernova 'mais brilhante'

14:27 | 27/09/2012
NULL

Segundo estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) dos EUA, a supernova mais brilhante já observada foi originada pela união de duas estrelas anãs brancas. A publicação foi divulgada nesta semana pela revista Nature.

Veja também: Astrônomo amador detecta supernova na Irlanda

As supernovas são uma explosão que se dá por conta da transferência de matéria entre duas estrelas. Isso costuma acontecer entre uma estrela anã branca e uma estrela normal.

No caso dessa supernova, chamada de SN1006, a explosão foi causada por duas estrelas anãs brancas (que são estrelas que vão esfriando lentamente, pois estão no estágio final da vida).

Há registros de que o fenômeno ocorreu no ano de 1006, ficando visível em diferentes partes do mundo por três anos seguidos. A explosão, que era três vezes mais brilhante do que o planeta Vênus e possuía um quarto do brilho da lua, aconteceu na constelação do Lobo, a 7 mil anos-luz da Terra.

Segundo os pesquisadores, a grande novidade do estudo é que na maioria dos casos, após a explosão da estrela anã, a estrela companheira costuma sobreviver na órbita da supernova. No entanto, na supernova SN1006, não há estrelas companheiras que sobreviveram à explosão.

O equipamento utilizado para captar remanescentes da SN1006 foi a máquina de alta resolução Very Large Telescope, que possui quase oito metros de altura e pertence ao Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile. As informações são do site G1.

Redação O POVO Online