PUBLICIDADE
Notícias

Superbolha brilhante é descoberta em galáxia

O aglomerado estelar onde a superbolha foi identificada se chama NGC 1929. A imagem da superbolha foi feita com três telescópios e em três cores diferentes

15:47 | 31/08/2012
NULL
NULL

Uma superbolha brilhante foi detectada pela Nasa na galáxia-anã Grande Nuvem de Magalhães.

O intenso brilho pode ser atribuído as estrelas jovens e massivas. Produzindo grande radiação, elas costumam expulsar matéria em alta velocidade, causando explosões geradas pela morte de estrelas.

O aglomerado estelar onde a superbolha foi identificada se chama NGC 1929. Ela fica dentro da nebulosa N44, na galáxia-anã Grande Nuvem de Magalhães, a uma distância de 160 mil anos-luz da Terra.

Veja tambem: Hubble flgra colisão de aglomerados estelares

A imagem da superbolha foi feita com três telescópios e em três cores diferentes. Em azul, o telescópio captou o vento proveniente dos astros e os choques das explosões estelares, responsáveis por esculpir as superbolhas no gás. Em vermelho, é possível observar poeira e gás frio, a partir dos dados infravermelhos. Na cor amarela, o telescópio aponta onde a radiação ultravioleta faz o gás brilhar.

O registro da superbolha foi feito, na verdade, há 10 anos. No entanto, a imagem só foi divulgada na última quinta-feira. A razão se dá por conta do tempo que os cientistas levaram para concluir as pesquisas mediante a captação dos três telescópios. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

 

TAGS