PUBLICIDADE
Notícias

Oito pessoas ligadas à prefeitura de Trairi são presas

Mais oito pessoas ligadas à prefeitura também acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e condescendência criminosa estão foragidos

01:30 | 06/09/2012
NULL
NULL

Oito pessoas ligadas à prefeitura de Trairi, a 124 quilômetros da Capital, foram presas ontem acusadas pelo Ministério Público (MP-CE) de fraudes em licitação, formação de quadrilha, falsidade ideológica e condescendência criminosa. Outros oito acusados estão foragidos.

 

O promotor de Justiça Igor Pinheiro explica que as investigações nas licitações de Trairi foram iniciadas após vistoria surpresa do MP na Comissão de Licitação do município que em fevereiro deste ano apontou irregularidades no processo licitatório. “Em 33 licitações havia pagamentos já feitos antes mesmo que a licitação tenha acabado”. Segundo o promotor, o desvio de verba nas licitações de Trairi chega a R$ 19,6 milhões. Ele detalha que os acusados já detidos estão sendo ouvidos pelo MP e que a fase posterior do processo é a defesa dos acusados. “Se forem considerados culpados, os réus terão que cumprir penas altas, tendo em vista a gravidade dos crimes que cometeram contra a administração pública”.

 

Estão detidos o procurador geral do município, Vinicius Barbosa Damasceno; a procuradora jurídica de Trairi, Caroline Gondim Lima; o procurador jurídico, Guilherme de Araripe Nogueira; o advogado e ex procurador autárquico de Trairi, José Eloísio Maramaldo Filho; a secretária de Ação Social, Germana da Paixão Oliveira; o ex-membro da comissão de licitação, Evaldo Luís; a integrante da comissão de licitação, Gabriela Chaves Souto e o empresário José Ademar Barroso.

 

Os acusados que estão foragidos são o secretário de saúde do município, José Evandro Cunha; a secretária de educação, Maria das Graças Barbosa Damasceno; o secretário de finanças, José Airton Ribeiro; o ex-secretário de finanças, Euclides Andrade de Castro; o vereador e ex-secretário de Cultura, Márcio Alves Ribeiro e os ex-membros da comissão de licitação, Manoel Carlos Oliveira e Alexandre Pires Sousa, além de Neio Lúcio Ferraz Passes, ex-funcionários da Prefeitura.

 

O advogado da prefeitura de Trairi, Valdir Xavier, disse estar ainda tomando conhecimento da situação. “Só com o evoluir do processo vamos construir nossa defesa”.

 

O quê

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

Dezesseis pessoas ligadas à prefeitura de Trairi estão sendo acusadas pelo Ministério Público Estadual (MP-CE) de fraudar licitações do município. Oito pessoas já estão presas, enquanto as outras estão foragidas. 

 

Fala, internauta
O Ministério Público está trabalhando e realmente é dignos de aplausos.
Rodrigo

Parabéns ao Ministério Publico. Que sirva de exemplo a coragem e a firmeza dos excelentíssimos juiz dr. Fernando e o promotor Igor.
Régis

 

Uma vergonha ver tanta gente gozando de privilegiada inteligência e usando o peso de suas posições para surrupiar.
Rabelo 

 

Prisões já efetuadas

Vinicius Barbosa Damasceno - Procurador Geral do município
Caroline Gondim Lima -Procuradora Jurídica de Trairi
Guilherme de Araripe Nogueira - Procurador Jurídico municipal
José Eloísio Maramaldo Filho - Advogado e ex-Procurador Autárquico de Trairi
Germana da Paixão Oliveira - Secretária de Ação Social do município
Evaldo Luís - Ex-membro da comissão de licitação da Prefeitura
Gabriela Chaves Souto -Integrante da comissão de licitação do Trairi
José Ademar Barroso - Empresário 

Marina Solon

TAGS