PUBLICIDADE
Notícias

Ação distribuirá testes rápidos de HIV em São Gonçalo do Amarante

Iniciativa é parte da campanha Fique Sabendo, do Governo Federal. O Dezembro Vermelho começa na Praça da Matriz, e segue para a Praça do Croatá no dia 16 de dezembro

17:15 | 09/12/2015
A Secretaria Municipal de Saúde promove o Dezembro Vermelho, ação que distribuirá testes rápidos de HIV gratuitamente no município de São Gonçalo do Amarante. O ato ocorrerá a partir desta quarta-feira, 9, na Praça da Matriz com ações de prevenção, conscientização e distribuição de preservativos e folders informativos. No dia 16, as ações serão na Praça do Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Pessoa, o objetivo é democratizar as informações sobre um tema que muitas pessoas ainda têm resistência. "Assim como o Novembro Azul e o Outubro Rosa, esta campanha é uma forma de tratar, de forma mais aberta, um assunto que ainda é tabu. O foco da nossa ação é, além de informar, dar um suporte para possíveis pacientes", esclarece o secretário. 
 
[SAIBAMAIS3]Os testes rápidos gratuitos para detecção do vírus HIV são realizados em uma área reservada, em uma tenda montada na Praça da Matriz do município. O atendimento vai contar com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que realizarão palestras sobre os cuidados para prevenção à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Os psicólogos orientam cada verificação de HIV, antes e depois do procedimento. 
 
Interessados em realizar o teste que não puderem comparecer a ação na Praça da Matriz ou na Praça do Croatá poderão se dirigir a um dos 17 postos de saúde do município para receber orientações e realizar gratuitamente os testes, que é disponibilizado permanentemente para gestantes. Os postos também distribuem preservativos masculinos e femininos.
 
A ação faz parte da campanha Fique Sabendo, do Governo Federal.
 
Redação O POVO Online
TAGS