Estátua da Menina Benigna é concluída e inauguração é prevista para janeiro de 2026
A nova estátua teve sua obra concluída e a inauguração está prevista para janeiro de 2026
20:37 | Dez. 27, 2025
A nova estátua da Menina Benigna foi concluída em Santana do Cariri, município localizado a 468,55 quilômetros da Capital. Ao OPOVO, neste sábado, 27, o secretário de Cultura e Turismo do município, Ypsilon Félix, afirmou que a inauguração da obra está prevista para janeiro de 2026.
A escultura integra o Complexo Religioso de Santana, que também conta com espaços para celebrações religiosas, banheiros, estacionamento, capela e memorial, além da estátua beata Benigna, um monumento que alcança 38 metros de altura. De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), os trabalhos no santuário estão em fase final.
"Os serviços restantes no local se concentram na pintura e acabamentos da estátua, com previsão de término para janeiro de 2026", apontou o texto.
O secretário informou que a data exata ainda será definida em conjunto com o Governo do Ceará, a Prefeitura Municipal e a Diocese de Crato, buscando um momento oportuno. A definição considera, inclusive, a grande demanda das agências de turismo religioso, que já aguardam a confirmação da data para divulgar seus roteiros de viagem.
Félix destacou que a obra “emociona não apenas pela grandiosidade física, mas pelo significado espiritual, cultural e histórico que representa para Santana do Cariri, para o Ceará e para os devotos”. Ele acrescentou ainda que espera da inauguração seja um momento marcante , “capaz de unir fé, cultura e turismo, com a participação do poder público, da Igreja, dos devotos e da população em geral”.
Histórico da obra
Em setembro, o monumento começou a ser refeito devido à falta de semelhança com a beata. O incômodo em relação à escultura religiosa veio principalmente da Diocese e dos romeiros, disse Ypsilon Félix à rádio O POVO CBN Cariri, no mês de outubro.
A expectativa era de que a imagem fosse entregue ainda em outubro, durante a Romaria de Benigna, um dos maiores eventos religiosos do Estado, que leva cerca de 80 mil fiéis ao município de Santana do Cariri.
O secretário acrescentou em entrevista que “possivelmente, devido ao início da romaria", nós seria possível a inauguração desse período. "É uma hipótese. Porém, segundo a empresa que está produzindo, até o dia 24, nós já teremos ali a estátua já posicionada nos ajustes finais”.
A beata Benigna
A jovem cearense era frequentemente perseguida por Raul Alves, que insistia em namorá-la. Em 1941, enquanto Benigna buscava água no poço, o rapaz tentou violentá-la. Ao defender-se da violação, a menina de 13 anos foi assassinada a golpes de facão.
Benigna Cardoso foi beatificada pelo Vaticano em outubro de 2022, tornando-se a primeira beata do Ceará e a quarta mártir do Brasil.
Benigna passou a ser símbolo de resistência contra o feminicídio e a violência contra crianças e adolescentes, sendo amplamente venerada na região do Cariri.