Russas recebe R$ 1 milhão do Governo Federal para assistência humanitária após vendaval

Cerca de 25 mil pessoas teriam sido atingidas de alguma forma pelos danos causados pelo evento extremo

10:51 | Mar. 12, 2025

Por: Alexia Vieira
Telhados, postes, árvores e placas de energia solar foram arrancadas pelo vento em Russas, no dia 25 de janeiro (foto: Defesa Civil de Russas/Divulgação)

Russas, município do interior do Ceará localizado no Vale do Jaguaribe, receberá R$ 1.058.040 para ajuda humanitária após um vendaval acompanhado de chuva forte atingir casas, prédios públicos, arrancar árvores, telhados e postes da cidade no dia 25 de janeiro.

A verba é oriunda da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A portaria que autoriza a transferência do recurso foi publicada no dia 5 de março.

LEIA: Famílias de Caucaia enfrentam meses de inundação em comunidades próximas aos rios Ceará e Maranguapinho

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Leonardo Sousa, cerca de 25 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo vendaval. Isso representa pelo menos 30% da população total da cidade. Seis vítimas ainda estão desabrigadas, após quase dois meses do evento extremo.

A cidade pediu reconhecimento da situação de emergência para a Defesa Civil Nacional logo após o vendaval. O pedido foi atendido em 14 de fevereiro. A partir da declaração é possível solicitar recursos para ajuda humanitária e reconstrução.

“Esse dinheiro é para compra de cesta básica, assistência humanitária, kit de limpeza de casas e de higiene pessoal”, explica Leonardo. O município ainda busca a aprovação do pedido de verba para reconstrução das estruturas danificadas pelo vendaval.

Conforme o coordenador, o município realizou a remoção de famílias, limpeza da cidade, reconstrução do teto de escolas e órgãos públicos com verba própria. "O que a gente podia fazer, a gente fez", diz.

No entanto, ainda é preciso reformar a base do Samu que foi danificada, obrigando a mudança de local da equipe. Algumas escolas que sofreram grandes estragos ainda estão funcionando parcialmente.