Jovem morre afogado após tentar atravessar açude em Milagres

Caso aconteceu no açude do sítio Cajuí, zona rural do município; jovem foi encontrado a mais de dois metros de profundidade

09:42 | Dez. 04, 2023

Foto de apoio ilustrativo. Bombeiros reforçam cuidados para prevenção de afogamentos (foto: FERNANDA BARROS)

Um adolescente, que não teve a identidade revelada, morreu afogado na manhã do último domingo, 3, ao tentar atravessar um açude no sítio Cajuí, zona rural de Milagres, município a 482 km de Fortaleza. O corpo do jovem foi encontrado 2,5 metros de profundidade após buscas que duraram cerca de 30 minutos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi acionada assim que o corpo foi retirado da água para realizar os procedimentos legais.

No sábado, 2, duas adolescentes também morreram vítimas de afogamento. Os corpos de Letícia Costa Marculino e Maria Sayonara da Silva, ambas de 13 anos, foram encontrados em um açude na região da Palestina, em Orós.

 

Com a proximidade do período de férias, o Corpo de Bombeiros alerta para as medidas de redução do número de afogamentos, principalmente entre crianças e adolescentes. De acordo com a corporação, o nado em locais que tenham guarda-vidas e a constante vigilância dos responsáveis podem evitar um acidente grave.

Além disso, medidas como evitar o nado em locais desconhecidos, não superestimar as habilidades de nado, respeitar os limites do próprio corpo, não ingerir bebidas alcoólicas a beira de piscinas, rios, lagos ou em embarcações e seguir os avisos de segurança podem salvar vidas.

Ainda segundo o CBMCE, 493 pessoas já foram salvas de afogamentos neste ano. O número é cerca de 15% menor que nos 11 primeiros meses do ano passado, quando 581 resgates foram realizados.