Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato de fossa séptica em Maracanaú

Filhote ficou sob os cuidados da proprietária do terreno, no bairro Jatobá

20:17 | Fev. 04, 2024

Filhote recém-nascido foi resgatado com laço tipo campão (foto: Corpo de Bombeiros do Ceará)

Um filhote de gato foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após cair em uma fossa séptica no bairro Jatobá, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os bombeiros foram acionados às 14h45min deste domingo, 4, pela proprietária do terreno. Segundo ela, uma gata de rua tinha recém parido os filhotes no local, e a proprietária passou a alimentar o animal. No entanto, um dos recém-nascidos caiu na fossa séptica.

A 1ª tenente Aline Costa Lima, ao lado dos sargentos Nelson e Anderson e o cabo Fonseca, atestaram que a estrutura da fossa comprometia a segurança da guarnição, e precisaram traçar um plano de resgate por um cano de PVC com largura menor de um braço. "A fossa estava seca e o gatinho bastante agoniado, miando bastante", relata a guarnição.

A primeira estratégia foi usar nós e amarrção de salvamento com cordelete. Como não funcionou, tentaram usar uma pinça de captura de mamíferos, mas como o gatinho se movia muito, também foi sem sucesso. Os bombeiros usaram, então, o laço tipo cambão, uma ferramenta comprida com um laço na ponta, própria para resgate de animais sem dano à integridade física deles.

A proprietária se comprometeu a cuidar da família de gatinhos e foi instruída pelos bombeiros a zelar pela estrutura da fossa. De acordo com nota do Corpo de Bombeiros, a estrutura poderia ter causado acidentes mesmo entre os humanos.

Antes de finalizar o atendimento, os militares fizeram a avaliação de riscos do local e tamparam os buracos com garrafas pets para evitar outros acidentes.