Suspeitos de integrar organização criminosa são presos em operação; seis armas são apreendidas

As ações ocorreram em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, na terça-feira, 16 e nessa quarta, 17

17:25 | Jan. 18, 2024

Apreensão de armas de fogo em Maracanaú durante operação polciial (foto: divulgação/SSPDS )

A operação denominada Ethos resultou na prisão de seis pessoas e apreensão de seis armas de fogo em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os trabalhos foram realizados na terça-feira, 16, e quarta-feira, 17. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as primeiras prisões foram registradas no bairro Colônia. Uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar recebeu informes sobre homens armados na área e prendeu quatro pessoas em posse de três armas de fogo, munições e cocaína. 

Foram presos: Carlos Daniel Lopes da Silva, de 21 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, associação tráfico, roubo e receptação; Christian David de Lima Rodrigues, de 25 anos, com antecedentes por tentativa de latrocínio, tentativa de roubo, receptação e tráfico de drogas.

Além deles, Francisco Thalison da Silva Araújo, de 24 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e corrupção de menor; e Janderson Lourenço Bezerra, de 23 anos, com passagens por furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo. 

O grupo foi encaminhado à unidade de Polícia Civil, onde foram autuados por organização criminosa. 

Já na madrugada da quarta-feira, 17, um homem de 32 anos foi preso no Jardim Bandeirantes. No carro que ocupava, a Polícia Militar encontrou uma pistola calibre 9mm. Na casa do suspeito ainda foram encontradas 24 munições e carregadores de pistola. 

A identificação do homem não foi informada. Nas ações ainda foram apreendidas mais duas armas de fogo no bairro Colônia. Todo o material foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú. 

Conforme a Secretaria da Segurança, a operação Ethos tem a participação de profissionais da Polícia Civil do Ceará, Polícia Militar do Ceará, além dos agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e agentes da prefeitura de Maracanaú.