Cariri registra grande volume de chuvas nos primeiros dias de 2022

Por enquanto, nenhum reservatório da região se encontra sangrando, mas o volume do Rio Salgado foi reforçado

22:34 | Jan. 04, 2022

Órgão meteorológico acerta 80% dos prognósticos nos últimos dez anos (foto: reprodução/ Funceme/ Marciel Bezerra)

As chuvas registradas no último fim de semana na Cariri dão boas expectativas quanto ao volume dos reservatórios da região. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade de Lavras da Mangabeira registrou o maior volume de chuva do Estado no último domingo, 2, com 115 mm. A expectativa é de mais precipitações nos próximos dias.

Em dezembro, o Cariri registrou, ao todo, 141,9 mm. Segundo a Funceme, a média mensal da região é de 66,1 milímetros. O Maciço de Baturité e Ibiapaba também apresentaram precipitações acima da média no último mês, com 56,1 e 55 mm, respectivamente.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a quantidade contribuiu para reforçar o volume de água do Rio Salgado. Até o momento, no entanto, nenhum reservatório da região se encontra sangrando.

Nessa segunda-feira, 3, as maiores precipitações foram dos municípios de Barro e Aurora, com 19 mm e 85 mm, respectivamente. Já nesta terça-feira, 4, as maiores precipitações foram registradas nos municípios de Ipu, com 83 mm; seguido de Icó, com 71 mm e Chaval, com 68 mm.

A Funceme indica que a previsão é de mais chuva no Cariri ao longo dessa semana, com probabilidade acima dos 70%. Segundo o meteorologista da Funceme, Vinicius Oliveira, em entrevista para o jornalista Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri, as precipitações tendem a ocorrer no período da tarde, noite e pela madrugada.


Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui