Oito pessoas são flagradas em torneio de caça ilegal em Lavras da Mangabeira

Seis animais foram resgatados na ação, sendo quatro tatus-galinha e dois cachorros; maioria dos participantes era natural do Rio Grande do Norte

14:34 | Ago. 11, 2025

Por: Kleber Carvalho
Lei de Crimes Ambientais prevê pena de até um ano para a prática (foto: Divulgação/Polícia Militar do Estado do Ceará)

Oito pessoas foram conduzidas à delegacia após um torneio de caça ilegal de animais silvestres, realizado na madrugada deste domingo, 10, em Lavras da Mangabeira, município distante 440 quilômetros (km) de Fortaleza.

Quatro tatus-galinha e dois cachorros, estes usados para a caça, foram apreendidos durante a ação e devolvidos ao habitat natural.

LEIA TAMBÉM: Adriano Saraiva: "Existem 200 membros do CV do Ceará hoje no Rio"

Segundo informações do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente da Polícia Militar do Estado do Ceará (BPMA/PMCE), os participantes foram flagrados em posse dos animais. Sete deles são naturais do Rio Grande do Norte, e apenas um é cearense.

Todos foram enquadrados no artigo 29 da lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de seis meses a um ano para quem mata, persegue ou utiliza espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão de autoridade competente.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Icó, onde foram instaurados Termos Circunstâncias de Ocorrência (TCOs), procedimento formal para crimes cujo as penas são inferiores a dois anos.

Confira imagens:

 

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181

LEIA TAMBÉM: Jovem é preso suspeito de homicídio em ataque de facção na Lagoa Redonda