PUBLICIDADE
Notícias

População de Jaguaretama reclama dos atrasos dos Correios

As cartas se acumulam na agência dos Correios da cidade e os juros provocados pelos atrasos nas contas prejudicam os moradores

11:33 | 14/12/2012
NULL
NULL

Atualizada às 16h   

Imagine você ter que sair da sua casa, quase todo dia, para ir aos Correios checar se chegaram as contas de luz, água, telefone e a fatura do banco. Pois essa tem sido a rotina do motorista particular Vando Santos, 31 anos, e dos demais moradores do município de Jaguaretama, a 239,1 km de Fortaleza.

Há três meses, os habitantes da cidade sofrem com o atraso corriqueiro na entrega das correspondências em suas casas. "Temos que ir aos Correios quase todo dia para saber se chegou uma carta ou uma conta. Na minha casa está assim há três meses. Tem muita gente reclamando por aqui", disse Vando ao O POVO Online.

Com cerca de 18 mil habitantes, Jaguaretama só dispõe de um carteiro para entregar todas as correspondências. Assim, as cartas se acumulam na agência dos Correios da cidade e os juros provocados pelos atrasos nas contas prejudicam os moradores.

"As contas estão atrasadas. Estou sempre pagando após vencimento. Agora, por exemplo, acabei de pagar uma conta no banco com juros altíssimos", lamentou Vando, que reclamou também do atendimento na hora de ir pegar as correspondências na agência. "É uma fila única e às vezes não tem ninguém para atender. Demoramos mais de meia hora para pegar as correspondências".

A assessoria de comunicação dos Correios confirmou ao O POVO Online que está ciente do que vem ocorrendo em Jaguaretama. De acordo com a assessoria, o problema deve-se ao fato de ser fim de ano, quando o volume de correspondência é maior. Além disso, a assessoria cita que muitas dessas cartas são registradas, daquelas que as pessoas têm que assinar. Ressalta também a grande extensão do município.

Segundo a assessoria, as entregas estão sendo realizadas nos fins de semana para tentar minimizar os atrasos. No entanto, os Correios admitem que só isso não resolverá o problema, visto que a cidade só dispõe de um carteiro.

Ainda de acordo com os Correios, em 2011 foi realizado um concurso, que contratou cerca de 200 carteiros para todo o Estado. Em dezembro, mais 50 carteiros foram chamados. Porém, nenhum se instalou em Jaguaretama. A assessoria afirmou que em janeiro está previsto a contratação de mais 30 carteiros para o Ceará, mas ainda não se sabe o destino dessas vagas.

Os Correios orientam que os moradores de Jaguaretama que se sentirem lesados registrem a queixa, ligando para o número 0800-725-0100. Assim, segundo a assessoria, "as vagas talvez vão para lá".

Thadeu Braga

TAGS