Três suspeitos morrem em intervenção policial em Caucaia; 7 armas são apreendidas

Entre o material apreendido estavam dois fuzis, quatro pistolas, um revólver e quatro artefatos explosivos. Criminosos estavam acampados em região de mata. Dois fugiram

20:23 | Mai. 28, 2025

Por: Lucas Barbosa
Dois fuzis, quatro pistolas, um revólver e quatro artefatos explosivos foram apreendidos pela PM-CE durante operação em que três suspeitos foram mortos em intervenção policial (foto: Divulgação/SSPDS)

Dois homens e um adolescente suspeitos de integrar uma organização criminosa foram mortos em intervenção policial realizada na madrugada desta quarta-feira, 28, no bairro Patrícia Gomes, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Na ação, a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) ainda apreendeu dois fuzis, quatro pistolas, um revólver e quatro artefatos explosivos.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ocorrência teve início ainda durante a noite de terça-feira, 27. A PM recebeu informações dando conta de que disparos de arma de fogo estavam sendo realizados em uma área de mata.

No local, os agentes de segurança identificaram um acampamento que teria sido feito pelos criminosos. Foi solicitado apoio de outras unidades e até mesmo um helicóptero e um drone foram acionados na busca por suspeitos.

Já durante a madrugada, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) localizaram o grupo. De acordo com a SSPDS, ao avistarem os policiais, os criminosos passaram a atirar contra eles.

Houve revide e os três suspeitos foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos a uma unidade hospitalar, mas não resistiram. Os mortos não tiveram a identidade divulgada. A SSPDS divulgou apenas que eles tinham 17, 24 e 26 anos. Outros dois suspeitos conseguiram fugir.

Foi no acampamento que os PMs se depararam com o material ilícito que foi apreendido. Além das armas, 492 munições de diversos calibres foram apreendidas, assim como uma capa de colete balístico, um cinto tático com coldre e suportes para carregadores, três balanças, cinco balaclavas, três rádios comunicadores, cinco celulares e 42 gramas de maconha.

“A região já vinha sendo monitorada pela PMCE há cerca de duas semanas com base em levantamentos de inteligência”, afirmou a corporação. “O procedimento da ocorrência está sendo apresentado na Delegacia Municipal de Caucaia, onde será dada continuidade às investigações”.

Além do Bope, a ação policial contou com apoio do 12º e do 26º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e da Assessoria de Inteligência (Asint) da PM.

Fuzil foi apreendido em Amontada, no Interior do Ceará

Um outro fuzil já havia sido apreendido pela PMCE na madrugada de terça-feira, 27, em Amontada, município do Litoral Oeste do Estado. A apreensão se deu após PMs serem acionados para uma tentativa de homicídio no bairro Salgadinho.

Eles identificaram o carro no qual os suspeitos trafegavam e passaram a persegui-los. Houve tiroteio, mas ninguém ficou ferido. Os criminosos abandonaram o veículo e fugiram por meio de um matagal, não tendo sido presos até a publicação desta matéria.

No automóvel, os policiais não só encontraram o fuzil como também revólveres, munições, uma faca e dinheiro em espécie.