Após aumento da violência motivado por conflito entre facções, secretário visita bairros de Caucaia

Sandro Caron esteve nos bairros Parque Soledade, Tabapuazinho e no Residencial José Lino da Silveira. Visita ocorre após rompimento em facção provocar diversos homicídios

23:21 | Jun. 16, 2021

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, com o delegado-geral da Polícia Civil e o comandante do batalhão que atua em Caucaia, em visita a comunidades no Município (foto: Divulgação/SSPDS)

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) Sandro Caron esteve na tarde esta quarta-feira, 16, visitando bairros de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O intuito, conforme divulgou a SSPDS, era "traçar o fortalecimento de ações policiais na região". A visita ocorre após o Município registrar um conflito motivado pelo rompimento de criminosos com uma facção criminosa, conforme O POVO mostrou na terça-feira, 15. Em 15 dias, Caucaia teve uma média de um homicídio por dia, conforme dados da SSPDS.

O secretário esteve nos bairros Parque Soledade, Tabapuazinho e no Residencial José Lino da Silveira. Ele também visitou a sede da Delegacia Metropolitana de Caucaia e a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Ao seu lado, estiveram o do delegado-geral da Polícia Civil Sérgio Pereira e o comandante do 12º BPM, Hideraldo Bellini.

LEIA MAIS | Homicídios caem 55% em Fortaleza durante o mês de maio

+ Três corpos são encontrados em diferentes ruas de Caucaia nesta manhã

+ Três pessoas são presas com drogas e armas nas dunas da praia de Cumbuco, em Caucaia

Por meio da assessoria de imprensa da SSPDS, Caron afirmou ter como estratégia priorizar o combate aos homicídios, aos grupos criminosos e aos assaltos na Região Metropolitana de Fortaleza. "Juntamente com os policiais, fomos verificar vários locais sensíveis no município com a finalidade de buscar estratégias para intensificar as ações operacionais e de investigação", afirmou.

Conforme a SSPDS, a visita faz parte do cronograma do gestor de conhecer “in loco” os territórios e os desafios de municípios da Grande Fortaleza. Simultaneamente, o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, realizou visitas a Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, informou a SSPDS.

Conforme O POVO havia noticiado, chefes da facção Comando Vermelho (CV) decidiram romper com a organização, alegando motivos como alto valor para as "caixinhas" cobradas e falta de amparo a eles após a prisão. A reportagem apurou com fontes ligadas à inteligência da PM que a decisão levou o estouro de uma guerra em Caucaia entre o CV e a "Tropa do Mago", um grupo que era ligado à facção, criado por Francisco Cilas de Moura Araújo, o Mago. Ao todo, criminosos de 21 localidades teriam deixado o CV, após uma reunião ocorrida na última semana.