Aves das faunas africana e australiana são resgatadas em Canindé

O resgate ocorreu enquanto agentes policiais realizavam abordagem de veículos que trafegavam pelo trecho da BR-020

20:40 | Ago. 12, 2022

O indivíduo carregava no carro um Emu Australiano (Dromaius novaehollandiae) e duas Pombas da Guiné (Columba guinea), aves exóticas originárias das faunas australiana e subsaariana, respectivamente. (foto: Divulgação)

Três aves exóticas foram resgatadas por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação ocorreu enquanto agentes policiais realizavam abordagem de veículos que trafegavam no quilômetro 310 da BR-020, em Canindé, na manhã desta sexta-feira, 12.

Conforme a PRF, por volta das 9h30mim, um veículo Fiat Pálio, conduzido por um homem foi parado pelos policiais. Durante a abordagem, foi constatado que havia no veículo animais silvestres. Questionado quanto à origem e a licença dos animais, o motorista disse que fazia o transporte das aves para outra pessoa e que não tinha informações da licença.

O indivíduo carregava no carro um Emu Australiano (Dromaius novaehollandiae) e duas Pombas da Guiné (Columba guinea), aves exóticas originárias das faunas australiana e subsaariana, respectivamente. Os PRFs acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para as devidas providências legais.

O homem foi autuado pela infração ambiental de introduzir espécie exótica no país sem licença, cuja penalidade de multa é de no mínimo R$ 2.200 por espécime apreendido de acordo com o Decreto 6.514/08. Segundo a PRF, as aves, por não serem nativos da fauna brasileira, foram recebidas pelo Zoológico São João, em Canindé.