PUBLICIDADE
Notícias

XVIII Regata Ecológica de Tatajuba neste sábado e domingo

17:55 | 23/11/2012

“Na luta pelo território tradicional pesqueiro”, esse é o tema da XVIII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba, que será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, no município de Camocim, a 370 km de Fortaleza.

A regata de Tatajuba já é tradicional no calendário dos povos do mar do Ceará. Organizada pela Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba (ACOMOTA), tem o intuito de celebrar e motivar a comunidade para a defesa de seu território e de sua cultura, além de fortalecer a articulação de pescadores (as) artesanais da região. Por meio do Programa de Pequenos Projetos da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), instituição sediada em Salvador Bahia, a regata conquistou o apoio da organização que atua no fortalecimento das lutas dos movimentos sociais por transformações que promovam uma sociedade mais justa e democrática. A Regata também conta com apoios locais e do Instituto Terramar, uma ONG de Fortaleza.

História
Desde 1995, a regata ecológica, a cada ano, traz uma temática diferente, chamando atenção para a preservação ambiental e para a valorização da pesca artesanal. Em 2012 o tema escolhido está afinado com a Campanha Nacional Pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, realizada pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais.

E como forma de atrair mais público em cada edição, a programação reúne ações culturais, esportivas e ecológicas no intuito também de incentivar uma maior participação dos moradores e comunidades vizinhas. Esse ano, as atividades começaram desde o mês de Setembro com a realização de olimpíadas de desenhos artísticos nas escolas com o tema da pesca, oficina de pintura, torneios de futebol feminino e masculino, apresentações de músicas, exposição, e por fim a regata que encerra o evento com festa e premiações aos vencedores.

Regata Ecológica de Tatajuba - Confira a programação.

24 e 25/11 - Manhã e Tarde
Torneios de Futebol (masculino e feminino)

Noites - Exposição dos produtos do Território Tradicional Pesqueiro
22h - Forró da Regata

24/11 (sábado)
20h - Arraiá Cultural
21h - Show de Calouros

25/11 (domingo)
7h - MiniMaratona
8h30 - 11h - Seminário sobre o tema - Na luta pelo território tradicional
pesqueiro
12h - Pesca de Tarrafa
15h - Regata de Canoas
19h30 - Entrega das premiações

 

Redação O POVO Online

TAGS