Após reclamação de estudantes, prefeitura de Beberibe estuda ampliação de ônibus universitários

Prefeitura informa que três novos ônibus serão integrados à frota e que uma licitação está em andamento para ampliar as rotas do transporte universitário ainda em 2025

19:32 | Mai. 20, 2025

Por: Fabrícia Braga
Após reclamação de estudantes, prefeitura de Beberibe estuda ampliação de ônibus universitários (foto: Reprodução/Germano Souza)

A Prefeitura de Beberibe estuda ampliar a frota e as rotas do transporte universitário após reclamações de estudantes sobre a falta de ônibus para os campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Hoje, o transporte oferecido pelo município, localizado a cerca de 82 km de Fortaleza, realiza embarque e desembarque de alunos apenas na Universidade de Fortaleza (Unifor). Com isso, estudantes da Uece, UFC e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) relatam que precisam arcar com custos próprios para concluir o trajeto até suas instituições de ensino.

Três novos ônibus e expansão de rotas em 2025

Em nota, a Prefeitura de Beberibe informou que está finalizando a aquisição de três novos veículos para a frota de transporte escolar, que também serão utilizados no transporte universitário.

A medida busca atender a uma nova demanda de alunos matriculados no período noturno em Fortaleza, identificada apenas neste ano. Além disso, está em fase de conclusão uma licitação que prevê a ampliação das rotas universitárias, com previsão de término ainda em 2025.

Investimento de R$ 2,5 milhões no transporte universitário

A gestão municipal ressaltou que, embora a obrigatoriedade legal seja com a educação infantil e o ensino fundamental, tem investido na mobilidade estudantil de nível superior como forma de incentivo à formação acadêmica.

“Atualmente, a Prefeitura afirma destinar mais de R$ 2,5 milhões por ano para o serviço, incluindo manutenção dos veículos, combustíveis, salários de motoristas e locação de ônibus que atendem 17 rotas universitárias. No período noturno, a maior parte dos atendimentos é direcionada a estudantes de Aracati”, informou a prefeitura em nota.