Ceará não tem chuva significativa neste sábado, 20; veja previsão

De 173 municípios que atualizaram dados de chuva entre as 7 horas da sexta-feira, 19, e as 7 horas deste sábado, 20, apenas quatro indicaram precipitação

16:59 | Dez. 20, 2025

Por: Bemfica de Oliva
Guaramiranga, no Maciço de Baturité, uma das cidades onde choveu entre as 7 horas da sexta-feira, 19, e as 7 horas deste sábado, 20 (foto: FCO FONTENELE)

A pré-quadra chuvosa no Ceará segue sem muitos registros significativos de precipitação. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apenas quatro municípios do Estado apresentaram algum índice de chuvas entre a sexta-feira, 19, e este sábado, 20.

Segundo o Calendário de Chuvas da Fundação, nenhum dos postos de coleta apresentou números consideráveis. A medição indica os dados entre as 7 horas da sexta-feira e as 7 horas deste sábado.

As informações ainda são preliminares, pois nem todos os postos enviam dados em fins de semana e feriados. De mais de 500 locais de coleta, nos 184 municípios cearenses, apenas 110 medidores, em 77 cidades, foram atualizados.

Nenhuma das cidades registrou mais que 3 mm de chuva nos medidores. Veja os números:

  1. Guaramiranga (Maciço de Baturité): 2,8 mm;
  2. Juazeiro do Norte (Cariri): 2,5 mm;
  3. Farias Brito (Cariri): 2,4 mm;
  4. Baturité (Maciço de Baturité): 1,8 mm.

Os dados de radar confirmam o tempo seco. Na manhã da sexta-feira, há apenas registros localizados e passageiros nas macrorregiões Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.

Entre a madrugada e a manhã deste sábado, houve chuvas, também fracas e breves, no Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza.

LEIA NO O POVO+: Pré-estação chuvosa começa em dezembro no Ceará; o que esperar

Mês de dezembro tem poucas chuvas na comparação com 2024

A pré-quadra chuvosa do fim de 2025 tem registrado baixa precipitação, quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros 20 dias de dezembro de 2024, oito tiveram chuvas significativas, acima de 15 mm diários, em ao menos um município cearense. Desde o início deste mês, no entanto, foram apenas três dias com níveis similares.

No dia 6 de dezembro, foram apenas dois registros. Missão Velha, na macrorregião do Cariri, chegou a 35,8 mm, enquanto Icó, na macrorregião Jaguaribana, teve 16,3 mm de chuva.

Em 17 de dezembro, cinco municípios tiveram medições acima de 15 mm: Jardim (31 mm), Porteiras (31 mm) e Barro (30 mm), no Cariri; e Araripe (21,2 mm) e Parambu (19 mm), no Sertão Central e Inhamuns. Ao todo, 15 cidades cearenses receberam chuva nesta data.

Na quinta-feira, 18, houve precipitação em mais de 30 municípios. Destes, 11 registraram números acima de 15 mm no dia, com o nível de chuva no Crato chegando a 77 mm.

Pré-quadra chuvosa: pode chover no Ceará ainda durante o fim de semana

De acordo com a previsão do tempo da Funceme, o cenário pode mudar ao longo do fim de semana. A expectativa, segundo a Fundação, é de baixa possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba, Sertão central e Inhamuns, Cariri e Litoral Norte, ao longo da tarde deste sábado.

Na Ibiapaba, no oeste do Sertão Central e Inhamuns, e no Cariri, a possibilidade de chuva é alta durante a noite. Em todo o Ceará, em ambos os períodos, o céu deve variar entre nublado e poucas nuvens.

Já para o domingo, 21, a variação deve ser entre nublado e parcialmente nublado durante todo o dia. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém há alta possibilidade de chuva isolada na madrugada, e baixa possibilidade de chuva isolada ao longo da manhã.

Ainda na madrugada, Maciço de Baturité, Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns têm baixas chances de chuva isolada.

No domingo à tarde, há alta possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Cariri e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Estas mesmas macrorregiões devem registrar precipitação no período da noite.

Mais notícias do Ceará