4ª parcela do Fundef foi liberada pelo STF, diz Elmano

São mais de 260 milhões que serão distribuídos para os professores da rede estadual de ensino

20:05 | Jul. 29, 2025

Por: Gabriela Monteiro
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL- 23.07.2025: Governador do Ceará, Elmano de Freitas. (Daniel Galber/Especial para O POVO) (foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)

A 4ª parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi liberada para o pagamento dos professores do Estado do Ceará. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas.

"O Supremo Tribunal Federal determinou a liberação dos recursos para o pagamento da 4º parcela do Fundef referente a ação movida pelo nosso Governo do Estado. São mais de 260 milhões que serão distribuídos só para os nossos professores. Logo que o recurso chegar, faremos o repasse o mais rápido possível. Uma vitória para ser comemorada por todos nós", afirma o governador em publicação nas redes sociais. 

O Fundef foi um fundo criado para financiamento da educação básica no Brasil. Com a descoberta de que alguns estados e municípios receberam valores abaixo do que deveriam, foram abertos processos para a correção dessas distorções, resultando nos precatórios do Fundef.

As parcelas começaram a ser pagas em fevereiro de 2023 pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) após a liberação do Supremo Tribunal Federal (STF).