Sesa passa a confirmar consultas dos hospitais estaduais via whatsapp

O intuito do serviço é diminuir o número de faltas em consultas na rede pública estadual

20:49 | Jun. 05, 2025

Por: Gabriela Monteiro
O serviço já está em operação (foto: Divulgação/ Secretaria da Saúde do Estado do Ceará)

A confirmação de consultas ambulatoriais nos hospitais da rede estadual agora será feita via whatsapp. As mensagens serão enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) pelo número (85) 9 8682-9000.

O anúncio da novidade foi feita pelo secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, em suas redes sociais, que diz que o serviço otimizará os atendimentos na rede de saúde.

“A taxa de pessoas que marcam e que não vão fazer a sua consulta é em torno de 30%, ou seja, a cada dez pessoas, três não aparecem quando um exame, consulta ou cirurgia é marcada. Dessa forma, acaba tirando a vaga de outra pessoa, se prejudicando e prejudicando todo o sistema de saúde. Isso é ruim para todo mundo”, afirmou o chefe da Casa Civil.

LEIA TAMBÉM | Ceará conta com grupo de prevenção e contenção de derramamento de óleo no litoral

Ele informou ainda que a partir dessa semana, as mensagens já serão enviadas para quem tem consulta agendada. A confirmação será enviada para o aplicativo de mensagens, com o nome da especialidade e o local da consulta.

A fase de testes contemplou o Hospital São José (HSJ) e o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). A partir desta semana, outras nove unidades — de Fortaleza e interior do Estado —também entrarão na iniciativa.

A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, disse que é importante que a população tenha o número salvo em seus dispositivos para saberem que se trata de um serviço do Governo e não de um trote.

“Esse número é onde vamos confirmar a sua consulta e conseguir melhorar o atendimento da população em nível ambulatorial. Com o tempo, iremos progredindo para as consultas, exames e cirurgias”, informou.

Veja quais unidades estão incluídas no serviço:

Hospital de Messejana Dr Carlos Alberto Studart Gomes
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto
Hospital Geral Dr César Cals
Hospital Geral de Fortaleza
Hospital São José de Doenças Infecciosas
Hospital Estadual Leonardo da Vinci
Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara
Hospital Regional Norte
Hospital Regional do Sertão Central
Hospital Regional do Cariri
Hospital Regional Vale do Jaguaribe

A infectologista e responsável pelo Núcleo de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, disse que o serviço busca diminuir o número de faltas de consultas, assim como facilitar o contato dos pacientes com as unidades de saúde.

Leia também:Governo do Ceará autoriza obras de abastecimento de água em 11 municípios com escassez hídrica

“As pessoas receberão lembretes até 10 dias antes de a consulta acontecer, para que elas se programem e consigam chegar no horário marcado. Isso tem o objetivo de diminuir as taxas de absenteísmo e também permite que o paciente possa, por exemplo, remarcar o atendimento para outra data. Lembrando que a mensagem é somente um reforço para a confirmação já recebida previamente pelo paciente no próprio hospital”, disse.