Ceará recebe novo alerta de chuvas intensas para 74 municípios; confira a previsão

Aviso do Inmet alerta para perigo potencial de chuvas entre de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem variar até 60 km/h

13:49 | Fev. 24, 2025

Por: Gabriele Félix
Inmet emite novo alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas no Ceará; 74 cidades estão sob aviso (foto: FÁBIO LIMA)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira, 24, um novo alerta de perigo potencial para chuvas intensas para 74 municípios no Ceará.

O aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h.

O alerta teve início às 9h17 desta segunda-feira, 24, e deve seguir até as 10h de terça-feira, 25. O órgão ressalta que durante o aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em casos de rajadas de vento, o recomendado é não se abrigar debaixo de árvores, pois existe o risco de queda e descargas elétricas. O ideal é também evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Confira as 74 cidades que estão sob alerta:

Previsão do tempo indica condições favoráveis para chuvas no Ceará até quarta-feira, 26

A previsão do tempo para o Ceará indica condições favoráveis à chuva entre segunda-feira, 24, e quarta-feira, 26, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O cenário de chuvas para os próximos dias está associado à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - interação que provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus -, aos sistemas de brisa terrestre e marítima e também ao efeito local, como temperatura, umidade e relevo.


Entre segunda-feira, 24, e terça-feira, 25, a previsão indica o predomínio de céu nublado a parcialmente nublado, com a ocorrência de precipitações em todas as macrorregiões do Ceará.

Na quarta-feira, 26, deve haver uma diminuição dos acumulados de chuva em relação aos dias anteriores. Os maiores acumulados devem se concentrar no centro-norte do Estado. No sul do Estado, nas regiões do Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns, a tendência de chuvas é menor.

Nesta segunda-feira, 24, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todo o Ceará. Em caso de chuvas, a expectativa é que a intensidade varie de fraca a moderada no período da manhã, nas macrorregiões do litoral e áreas próximas, e também no centro-sul do Estado, principalmente no Sertão Central e Inhamuns e Cariri.

Durante a tarde, as chuvas devem se concentrar no interior, principalmente nas macrorregiões localizadas no noroeste e centro do estado, nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Litoral Norte, e devem apresentar intensidade moderada a forte em alguns momentos. Há ainda a possibilidade de chuvas isoladas nas demais regiões.

À noite, a tendência é de diminuição das precipitações no centro e noroeste do Ceará, além de chuvas no leste e centro sul do Estado, como nas regiões do Cariri, Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.

Na terça-feira, 25, a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado na maior parte do tempo, com chuva em todas as macrorregiões. As precipitações são esperadas nos períodos da madrugada e da manhã, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e na parte norte do Cariri.

À tarde, as chuvas devem se concentrar no interior, no noroeste e no centro do Estado, nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Litoral Norte. Durante a noite, a previsão indica uma redução das chuvas, com maior estabilidade atmosférica em todo o Ceará. De maneira geral, as chuvas devem variar de intensidade fraca a moderada. Em áreas como o litoral, centro e noroeste do Ceará, as precipitações podem atingir intensidade forte em alguns momentos do dia.

Na quarta-feira, 26, as chuvas devem atingir principalmente o centro-norte do Estado, na faixa litorânea, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana. Nas demais áreas, a previsão indica poucas chuvas em relação aos dias anteriores.

A Funceme ressalta que, embora haja uma diminuição das chuvas em termos de acumulados e de abrangência da área na quarta-feira, 26, o cenário atual aponta para um aumento da nebulosidade e da chuva no Ceará, a partir de quinta-feira, 27, previsão que deve se estender até o final de semana.