Professores e servidores de institutos federais promovem ato de greve nesta sexta

Ato, que reune servidores de UFC, UFCA, Unilab e do IFCE, acontece nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no Benfica

17:53 | Abr. 18, 2024

Movimentação na UFC com greve dos professores (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Em greve, professores e servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino no Ceará anunciaram que vão promover ato unificado conjunto na manhã desta sexta-feira, 19. O evento vai acontecer nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, em Fortaleza.

Vão participar da manifestação servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O ato começa às 8h30min com uma aula sobre o orçamento público federal, ministrada pelo professor Fábio Sobral, do Departamento de Teoria Econômica da UFC.

Os docentes de UFC, UFCA e Unilab estão em greve desde o último dia 15 de abril, já os servidores técnicos-administrativos paralisaram atividades no mês março. No IFCE, docentes e servidores deflagaram greve no início de abril.

Os servidores e docentes reivindicam aumento salarial acima da inflação, alegando que vêm de anos sem reajuste dentro de um contexto de desvalorização de a educação pública brasileira durante o Governo Bolsonaro.

“Não podemos aceitar essa proposta. Isso significa que teremos perdas reais nos nossos salários, que já estavam desvalorizados em razão do congelamento salarial imposto nos governos anteriores (Temer e Bolsonaro)”, reforçou a presidenta do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), Irenísia Oliveira.