Ceará pode ter chuvas isoladas em todas as macrorregiões até este sábado, 16

As precipitações devem acontecer em razão de áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico, assim como efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade

08:31 | Abr. 15, 2022

Céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em todo o Estado. Foto de apoio ilustrativa: Itarema em 18 de junho de 2021 (foto: JL Rosa)

Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no centro-norte cearense e no Cariri até este sábado, 16, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nesta sexta-feira, 15, há alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões, enquanto no sábado são esperadas chuvas isoladas em todo o Estado, com céu variando de nublado a parcialmente nublado em ambos dias.

Segundo o órgão estadual, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste brasileiro, assim como o sistema de brisa e efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Em imagem de satélite analisada na manhã dessa quinta-feira, 14, havia poucas nuvens no Ceará e no restante do Nordeste, com exceção do centro-oeste da Bahia. Em Fortaleza, a temperatura deve variar entre 24º C e 31ºC nos dois dias.

Choveu em apenas oito municípios cearenses entre as 7 horas da quinta-feira, 14, e o mesmo horário da sexta-feira, 15, conforme a Funceme. Devido ao feriado, poucos postos do órgão no Estado relataram a medição pluviométrica. Das 184 cidades do Ceará, apenas 42 fizeram registros no sistema da Fundação. As maiores precipitações foram em Meruoca, com 27 mm, e Maranguape, com 20 mm.

Nenhuma das macrorregiões cearenses atingiu a média histórica para o mês de abril, a quase 15 dias para o fim do período. A situação mais crítica é registrada nas regiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, onde os índices estão abaixo da metade do esperado para o mês todo. No Maciço de Baturité, no Litoral de Fortaleza e no Litoral de Pecém o cenário é um pouco melhor, com as chuvas já superando 60% do considerado normal para abril.