Antibiótico está em falta em 13 estados e DF; Ceará garante abastecimento

O antibiótico de uso hospitalar Polimixina é o principal contra bactérias multirresistentes. Desabastecimento atinge hospitais públicos e particulares de 13 estados e o DF

17:19 | Jul. 29, 2021

Polimixina: falta de antibiótico compromete recuperação de pacientes (foto: DIVULGAÇÃO)

Diferentemente de 13 estados e o Distrito Federal, o Ceará tem mantido abastecimento regular do antibiótico de uso hospitalar Polimixina B. É o que afirma a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Também questionado o Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) afirma que até está quinta-feira, 29, não recebeu qualquer solicitação dos municípios sobre a dificuldade na aquisição desse medicamento.

O antibiótico costuma ser usado quando todos os demais falham contra as chamadas bactérias multirresistentes. Por isso, dificilmente há substituição para ele. No Brasil, cinco empresas têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar a Polimixina B injetável. Os laboratórios afirmam que houve um aumento na demanda e por isso, foi necessário prorrogar os prazos de entrega.

Segundo apuração do Jornal Hoje, da Rede Globo, dificuldades para a aquisição do antibiótico vêm acontecendo em hospitais públicos e privados desde maio. Diante do desabastecimento, pelo menos 11 pacientes teriam morrido por infecção hospitalar após terem sobrevivido à Covid-19.  

Em maio, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) comunicou à Anvisa "a preocupação da classe médica com o desabastecimento da Polimixina observada em todas as regiões brasileiras há vários meses”. A Sociedade pediu que os medicamentos fossem considerados prioritários para uso em serviços de saúde.

No mês seguinte, a Anvisa autorizou que o remédio seja importado de forma excepcional e temporária. Com essa liberação, alguns hospitais particulares têm comprado o antibiótico fora do Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, não há compra centralizada da Polimixina B. Os gestores locais são responsáveis pela compra do antibiótico.