Terremoto registrado no oceano ao Norte do Ceará teve três réplicas desde o domingo

A "réplica" de um terremoto é um evento relacionado ao sismo maior, mas com menor magnitude

11:03 | Set. 08, 2020

TERREMOTO de grandes proporções foi registrado na faixa dorsal meso-oceânica (foto: Reprodução/Labsis)

O terremoto de grandes proporções registrado no último domingo, 6, na faixa dorsal meso-oceânica ao Norte do Ceará, teve pelo menos três réplicas desde o sismo. A informação é da pela Rede Sismográfica Brasileira e pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A "réplica" de um terremoto, segundo a Rede, é um evento relacionado ao sismo maior, mas com menor magnitude. Era previso que réplicas do terremoto de domingo acontecessem, devido sua magnitude de 6.6 da Escala de Richter.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC) registraram duas réplicas do evento. A primeira teve magnitude 4.6 e ocorreu ainda no dia 6, às 8h29min. Já a segunda réplica teve magnitude 5.0 e foi registrada na segunda-feira, 7, às 21h19min.

As estações da RSBR, operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também registraram mais uma réplica de magnitude 4.7 nesta terça-feira, 8, às 8h03min -horário local. A estação mais próxima a registrar o evento foi a de Morrinhos-CE.

Ainda de acordo com informações da Rede Sismográfica Brasileira, o evento de 5.0 do dia 7 teve o epicentro localizado a aproximadamente 1.153 quilômetros a noroeste de São Pedro e São Paulo (portanto, fora do limite dos 370 km da Zona Econômica Exclusiva), a 1.231 quilômetros a norte-nordeste de Acaraú, 1.287 quilômetros a Norte de Fortaleza, a 1.392 quilômetros a norte-noroeste de Fernando de Noronha, a 1.394 quilômetros a norte-nordeste de São Luís e a 1.518 quilômetros a norte-noroeste de Natal.

Conforme explicamos no domingo (6), era de se esperar que o tremor de magnitude 6.6 registrado na dorsal meso-oceânica fosse seguido de algumas réplicas, que são eventos relacionados ao sismo maior, mas com menor magnitude. pic.twitter.com/SgCoNoVugh

— Rede Sismográfica Brasileira (@SismologiaBR) September 8, 2020


LEIA TAMBÉM | Maior tremor do Nordeste, que aconteceu no Ceará, completará 40 anos 

TAGS: TERREMOTO, RÉPLICAS, OCEANO, NORTE DO CEARÁ