Reforma do Memorial Padre Cícero deve ser concluída em janeiro de 2026, afirma Prefeitura de Juazeiro

Equipamento cultural encontra-se fechado desde 2020

16:13 | Dez. 03, 2025

Por: Samira Ribeiro
JUAZEIRO DO NORTE, CE, BRASIL, 27-02-2015: Fachada do memorial de Padre Cícero. Pessoas, lugares e objetos que levam o nome do padroeiro da cidade, Cíceros - Revista O POVO Cariri. (Foto: Mateus Monteiro /O POVO) (foto: MATEUS MONTEIRO)

A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que a reforma do Memorial Padre Cícero deve ser concluída em janeiro de 2026. O equipamento cultural, fechado desde 2020, passou por um longo período de interrupção nas obras, cerca de um ano e meio, e só teve o ritmo retomado após a liberação de recursos por parte do Governo do Estado.

A requalificação do memorial integra uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Ceará. Em dezembro de 2024, o projeto chegou a ser marcado por trocas de acusações públicas entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito Gledson Bezerra (Podemos) sobre o repasse de verbas do convênio. Após o impasse, R$ 4,5 milhões foram liberados, contemplando não apenas o Memorial, mas também a reforma do Cemitério São João Batista, obras de pavimentação e a construção do Centro Administrativo Municipal.

Segundo a Prefeitura, a obra entrou na fase final, com a instalação do forro, após a conclusão dos serviços de tubulação e das fiações elétricas. A nova reforma, iniciada oficialmente em 5 de agosto de 2025, prevê adequações para garantir acessibilidade e a retomada da exposição das relíquias do Padre Cícero, figura central da história e da fé popular no Cariri.

Com a entrega prevista para o início de 2026, a expectativa é que o Memorial Padre Cícero volte a receber visitantes, pesquisadores e fiéis, retomando seu papel como um dos principais pontos de memória e turismo religioso da região.