Bebida zero álcool acusa no bafômetro? Veja teste do Detran Ceará
Superintendente do Detran Ceará, Waldermir Catanho testou etilômetro ao consumir latas de cerveja zero álcool em vídeo publicado nas redes sociais nessa segunda-feira, 9
13:20 | Fev. 10, 2026
Bares, pubs e restaurantes já oferecem opções de bebidas sem álcool para clientes que desejam manter o ritual da bebida. Ainda assim, persiste a dúvida: esse consumo pode ser detectado pelo bafômetro?
Guia de sobrevivência cervejeira para a folia; VEJA
Foi a partir dessa pergunta que o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), Waldermir Catanho, decidiu lançar um desafio nas redes sociais nessa segunda-feira, 9: testar veracidade das cervejas e na própria confiança no exame.
Não foi a primeira vez que Catanho realizou essa prova. A ideia da gravação surgiu após críticas ao vídeo anterior onde, segundo comentários, ele teria ingerido pequenas doses.
Diante disso, o superintendente comprou um fardo de latas e dividiu o consumo com a assistente administrativa Danúbia Pinheiro, sua colega de trabalho.
O etilômetro registrou resultado negativo após o consumo de duas e sete unidades, respectivamente por Catanho e Danúbia.
"Cerveja zero é cerveja zero! Se for dirigir nunca misture álcool com direção! Preserve a sua vida! Preserva a vida de quem você ama", orientou ao fim.
Dirigir alcoolizado: saiba penalidades
Em nota enviada ao O POVO, o Detran informou que seus agentes atuam em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio de medições de 0,05 miligramas por litro (mg/L) ou mais e recusa ao teste.
Casos envolvem multa de R$ 2.934,70, suspensão da Carteira Nacional de habilitação (CNH) por 12 meses e retenção do veículo.
É considerado crime de trânsito quando o resultado do bafômetro for igual ou superior a 0,34 mg/L, sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos, além de multa e suspensão da habilitação.
"A recusa não gera prisão automática, mas leva às mesmas penalidades administrativas de multa e suspensão", explica.
A embriaguez pode ser provada pelo bafômetro, exame de sangue, ou diante de sinais de alteração da capacidade psicomotora que sejam relatados pelo agente de trânsito.
O condutor autuado tem direito à defesa e a penalidade de multa pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência no período de 12 meses.
"Bebidas com zero álcool não têm efeito no bafômetro", garante Catanho.