Ressaca marítima: Rio de Janeiro segue em alerta para ondas de até 3,5 metros
A Marinha do Brasil informa que fortes ondas devem marcar o litoral carioca até às 21 horas desta quinta-feira, 31
13:00 | Jul. 30, 2025
O Rio de Janeiro segue com o alerta de ressaca marítima, com possibilidade de ondas entre 2,5 metros e 3,5 metros, emitido pela Marinha do Brasil até esta quinta-feira, 31.
A ressaca, provocada por um ciclone extratropical, interditou diversas vias na capital carioca nessa terça-feira, 29. A água invadiu as pistas e chegou a atingir a garagem de alguns prédios.
Obras dos espigões da Beira-Mar entram em fase de teste, diz Seinf; SAIBA
As informações são da Agência Brasil.
Leia mais
As fortes ondas provocaram o fechamento, de forma preventiva, da ciclovia Tim Maia, entre a saída da comunidade do Vidigal e São Conrado, desde essa segunda-feira, 28. Os quiosques da orla do bairro Leblon também estão fechados.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) diz trabalhar para retirada de areia da avenida Delfim Moreira. O trabalho deve durar até esta madrugada.
Devido à ressaca, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) alterou o tráfego de ônibus e carros em algumas ruas.
O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Município, informou que o céu ficará predominantemente nublado e não há previsão de chuva nesta quarta, com ventos moderados a ocasionalmente fortes. As temperaturas variam de 11 a 25 graus Celsius (ºC).
Rio: aviso meteorológico com nível de severidade alto segue até esta quarta-feira, 30
De acordo com a Agência Brasil, os fortes ventos chegaram a atingir 70 quilômetros por hora (km/h) às 8 horas, no Aeroporto Santos Dumont, nessa segunda, 28.
Os fatores que levam a um desastre climático; ENTENDA
O Centro de Operações Rio emitiu aviso meteorológico com nível de severidade alto. "A passagem de uma frente fria pode ocasionar rajadas de ventos moderados a fortes", afirma o Sistema Alerta Rio. O aviso é valido até esta quarta.
Rio: queda de árvores causam interdição em vias públicas
Além da interdição da ciclovia Tim Maia, houve paralisação por mais de três horas na rua Professor Antônio Maria Teixeira, na altura da avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon, depois da queda de uma árvore.
Já na Barra da Tijuca, Bombeiros precisaram cortar outra árvore caída para liberar a rua Pedro Bolato, na altura da via Henrique de Moura Costa.
Dicas de segurança em caso de ventos fortes
A Prefeitura do Rio publicou as seguintes recomendações em episódios de fortes ventos nas redes sociais:
- Não ficar embaixo de árvores e coberturas metálicas;
- Evitar esportes ao ar livre;
- Não passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas;
- Fechar o registro de gás da casa;