Professor de Muay Thai é atacado por dois pitbulls e imobiliza animais no MS

O tutor responderá por Omissão de Cautela na Guarda ou Condução de Animais. A contravenção prevê prisão de dez dias a dois meses, ou multa

18:41 | Jun. 30, 2025

Por: João Victor Dummar
O professor de Muay Thai, Ernesto Chaves, foi atacado por dois cães em Ponta Porã (foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Na manhã desse domingo, 29, o professor de artes maciais Ernesto Chaves foi surpreendido ao ser atacado por dois cachorros da raça pitbull, na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O homem chegou a imobilizar os animais pressionando eles contra o chão.

LEIA TAMBÉM | São Paulo: adolescente é suspeito de furtar mais de R$ 30 milhões em condomínios de luxo

O caso ocorreu enquanto Ernesto realizava uma corrida matinal pela cidade, quando os cachorros foram em sua direção. O homem foi derrubado devido à força dos animais: "Eu juro para vocês que eu achei que ia morrer hoje. Um veio na perna, um veio no pescoço", relatou Chaves.

Em vídeo que circula nas redes sociais, Ernesto aparece imobilizando os dois animais após o incidente. Algumas pessoas que passavam no local auxiliaram o homem a conter os animais. Cordas foram usadas para prender os cachorros até a chegada da Polícia Militar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Ponta Porã, com ferimentos nas duas pernas e um dedo da mão quebrada.

O tutor dos animais chegou ao local após o socorro de Ernesto, e conduziu os animais ao espaço onde estavam antes da fuga. O homem foi conduzido à Primeira Delegacia de Polícia de Ponta Porã, onde os procedimentos cabíveis serão tomados.

Segundo informações da Polícia Civil (PC-MS), o homem alegou que os animais estavam em um prédio da Prefeitura Municipal quando saíram do local por o portão estar aberto. O tutor não soube dizer como o portão foi aberto.

O homem disse prestar serviço para a Prefeitura, e deixou os cachorros no local para proteção contra furtos de equipamentos, que teriam acontecido recorrentemente. O tutor informou ainda que os animais estão vacinados com a carteira de vacinação em dia.

O tutor responderá por Omissão de Cautela na Guarda ou Condução de Animais, previsto no artigo 31 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41). A contravenção prevê prisão de dez dias a dois meses, ou multa.

Ernesto publicou vídeo alertando sobre caso

O professor compartilhou um vídeo dizendo se tratar de um alertando para casos semelhantes: "A ideia com os vídeos foi realmente esse alerta".

"Eu fico pensando, cara, se fosse o alguém mais frágil, mais leve, uma criança... Tem uma escola a sei lá, 200 metros", disse.

Vítima recebeu os cuidados e já se encontra em casa, se recuperando do incidente. Nas redes sociais ele agradece as mensagens de apoio.

"Eu tô ainda dando aquela digerida na situação, sabe? Bate uns momentos de alívio. Claro, grato a Deus sempre, uns momentos meio de tristeza, sei lá, meio é muito sinistro o negócio", concluiu o professor.