Santa Catarina enfrenta estragos em 22 cidades após fortes chuvas

Joinville, a maior cidade do estado, registrou 106 mm de chuva em 24 horas, ficando completamente alagada

O estado de Santa Catarina enfrentou um sábado, 7, de fortes chuvas, que causaram danos em 22 municípios, conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual. Alagamentos, enxurradas e deslizamentos afetaram diversas regiões, deixando dezenas de desabrigados e mobilizando equipes locais.

Joinville, a maior cidade do estado, registrou 106 mm de chuva em 24 horas. A região central ficou completamente alagada, com interrupções no transporte coletivo pela manhã. O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve seu início adiado em duas horas. Apesar de o prefeito Adriano Silva (Novo) afirmar que os serviços estão normalizados, moradores relataram dificuldades de locomoção no início do dia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda em Joinville, crianças que participavam de uma aula de catequese na Paróquia Santo Antônio, no bairro Bom Retiro, ficaram ilhadas. O pároco Edvaldo Nogueira relatou que, em apenas 20 minutos, a água invadiu o local, obrigando os alunos a subirem nas mesas para se proteger.

No município de Bom Retiro, 50 residências foram afetadas por enxurradas e inundações, além de quedas de barreiras.

Já em Araquari, 30 pessoas sofreram com os impactos da chuva, levando à decretação de situação de emergência. Canoinhas, Guaramirim e São Bento do Sul também reportaram danos significativos, com quedas de árvores, deslizamentos e alagamentos.

A Defesa Civil alerta que as chuvas devem persistir até segunda-feira, 9, com risco elevado de deslizamentos e alagamentos em áreas próximas à divisa com o Paraná. O governador Jorginho Mello (PL) recomendou que a população se mantenha informada e atenta aos números de emergência: 199 e 193.

Entre as orientações estão evitar ruas alagadas, buscar abrigo seguro em casos de temporais e ficar atento a sinais de risco em encostas, como estalos ou inclinação de postes e muros.

Impactos em outros estados 

O Paraná também enfrenta volumes expressivos de chuva. Em Dois Vizinhos foram registrados 128 mm em 24 horas, enquanto Francisco Beltrão e Laranjeiras ultrapassaram os 100 mm. No Rio Grande do Sul, cidades como Horizontina e Passo Fundo tiveram acumulados próximos de 100 mm.

Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria impulsionada por uma massa de ar polar é a responsável pelos altos volumes de precipitação, com acumulados que podem superar 200 mm em diversas áreas do Sul do Brasil.

Municípios com registros de ocorrências

  • Araquari: Chuvas intensas, 30 pessoas afetadas, situação de emergência decretada
  • Barra Velha: Chuvas intensas, alagamentos pontuais, danos em residência
  • Bom Retiro: Enxurradas e inundações, 50 residências afetadas, queda de barreira
  • Caçador: Chuvas intensas, 38 pessoas afetadas, cinco desabrigados
  • Canoinhas: Chuvas intensas, enxurradas, queda de árvores, três residências danificadas, oito pessoas afetadas
  • Corupá: Chuvas intensas, deslizamentos, quedas de árvores
  • Dionísio Cerqueira: Chuvas intensas, enxurradas; danos sendo levantados pelas autoridades
  • Fraiburgo: Chuvas intensas, dez pessoas afetadas
  • Guaramirim: Fortes chuvas, cota do rio elevada, risco iminente de inundação; plano de contingência em andamento
  • Guarujá do Sul: Chuvas intensas, enxurradas; autoridades avaliando danos
  • Itapoá: Chuvas intensas, vias interditadas
  • Jaraguá do Sul: Chuvas intensas, alagamentos pontuais, danos em residência
  • Joinville: Chuvas intensas, alagamentos pontuais; levantamento de danos em andamento
  • Lajeado Grande: Risco de deslizamento, duas residências afetadas
  • Lindoia do Sul: Rios no nível máximo, pontes inundadas
  • Palma Sola: Chuvas intensas, enxurradas; danos sendo avaliados
  • Paraíso: Chuvas intensas, enxurradas; levantamento de danos em andamento
  • Ponte Serrada: Alagamentos pontuais
  • Princesa: Chuvas intensas, enxurradas; autoridades fazendo levantamento de danos
  • São Bento do Sul: Fortes chuvas, alagamentos, queda de muro
  • São Francisco do Sul: Chuvas intensas, vias interditadas
  • Xanxerê: Alagamentos pontuais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar