Primavera 2023: confira previsão do tempo para a estação

A primavera no Hemisfério Sul começa no final deste mês de setembro e vai até dezembro; veja a previsão feita Inmet em parceria com o Inpe

21:52 | Set. 21, 2023

Por: Isabel Prado
Confira a previsão da primavera no Brasil, neste ano de 2023 (foto: Reprodução/Pexels - Bianca )

A estação da primavera começa no dia 23 de setembro de 2023, às 3h50min (horário de Brasília), e termina no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27min.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desenvolveu com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o prognóstico climático da primavera no Brasil.

Onda de calor: temperaturas chegam a 45°C pelo Brasil; VEJA previsão

Primavera 2023: características da estação

De acordo com o prognóstico citado, a primavera se destaca por ser um período de transição entre as estações seca e chuvosa na parte central do Brasil.

O processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, também influencia na qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.

O aumento de chuva em várias áreas do Brasil favorece o início do plantio dos principais cultivos da estação do verão.

Inmet emite alerta de baixa umidade para o Ceará e mais 16 estados; CONFIRA 

Primavera 2023: previsão climática

Confira abaixo como serão os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023 em cada região do Brasil:

Região Norte

A previsão climática realizada pelo CPTEC/INMET/FUNCEME indica que em grande parte da Região Norte as condições são favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica, por causa do fenômeno El Ñino.

Já em relação a temperatura média, os meses de primavera estão condicionados a ser mais quentes do que a média em toda a região.

Além disso, a soma de temperaturas elevadas mais a falta de chuva no sul da região amazônica, pode levar a incidência de queimadas e incêndios florestais.

Região Nordeste

Na região Nordeste, a previsão indica o predomínio de chuva abaixo da média climatológica  em grande parte da região, principalmente nos estados do Maranhão e do Piauí. Já no leste dos estados da Paraíba e de Pernambuco, há condições favoráveis de chuva próxima da média.

O fenômeno El Ñino também vai influenciar no favorecimento de chuvas na região. Além disso, a previsão de temperatura do ar indica permanência de condições favoráveis para temperaturas acima da média histórica em toda o nordeste nos meses que virão.

Região Centro-Oeste

A tendência para a primavera no Centro-Oeste é de uma volta gradativo da chuva, mas ainda de forma irregular, em que volumes acima da média histórica são previstos como favoráveis para o estado do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, enquanto nos outros estados, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica.

Já a previsão das temperaturas aponta elementos favoráveis de temperaturas acima da média climatológica nos próximos meses.

Região Sudeste

Na Região Sudeste, a previsão de chuva para os próximos meses aponta favorecimento para abaixo da média climatológica na parte Norte da região.

Em São Paulo e no Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a chuva poderá ocorrer acima da média, com probabilidade de retorno das chuvas mais regulares a partir do mês de novembro.

Já em relação às temperaturas de ar, elas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região.

Região Sul

A previsão indica uma maior tendência de chuva acima da média climatológica em toda a região Sul, também por causa do fenômeno El Ñino. 

As temperaturas previstas podem se manifestar com condicionamentos acima da média climatológica, exceto no sul do estado do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas poderão ser mais amenas, por causa da quantidade de dias com chuva.

Capital paulista terá operação especial para altas temperaturas; ENTENDA