Brasileiro é preso em aeroporto de Miami por falsa ameaça de bomba
O brasileiro, que não fala inglês, teria discutido com uma funcionária da companhia aérea no portão de embarque. Ele tentou explicar que se tratava de um mal entendido
15:06 | Jul. 23, 2023
Rodrigo Prado Bernardi Martins, de 44 anos, foi preso no Aeroporto Internacional de Miami, na última quinta-feira, 20, quando tentava embarcar em um voo da American Airlines, com destino a São Paulo. Ele discutiu com uma funcionária da companhia aérea, que entendeu que Rodrigo disse ter colocado uma bomba na mala. As informações são do portal G1.
A funcionária da empresa American Airlines informou a Rodrigo que ele teria que despachar a bagagem de mão, pois não tinha mais espaço na aeronave. Rodrigo, então, pediu um cadeado para a mala, mas a funcionária informou que a empresa não fornece cadeados.
Nesse momento, ela entendeu Rodrigo dizer que tinha uma bomba na mala. Imediatamente, a funcionária chamou os agentes de segurança do aeroporto, que prenderam o brasileiro.
Mais tarde, Rodrigo foi interrogado com o auxílio de um tradutor e explicou que disse à funcionária da empresa aérea que não tinha uma bomba na mala. Ele não soube reproduzir as palavras exatas por não falar inglês. Após o interrogatório, o brasileiro foi liberado.
Brasileiro preso em Miami: Filha afirma que ele já está no Brasil
A filha do brasileiro, Isabella Martins contou ao O GLOBO que o pai “está solto, no Brasil, com a família em saúde e segurança.” Segundo ela, o mal entendido foi causado devido à barreira linguística entre o brasileiro e a funcionária da companhia aérea.
Brasileiro preso em Miami: Defesa alega que foi um mal-entendido
O advogado do brasileiro, Jorge Gannoum, afirma que o cliente foi detido "por um mal-entendido absurdo, tendo em vista o pouco conhecimento dele do idioma".
Ainda, em nota, o advogado reitera que a dificuldade de Rodrigo no idioma e a “intransigência da funcionária em impedir que a bagagem de mão de Rodrigo o acompanhasse na cabine” causaram a confusão.