Cinzas do cachorro Shurastey chegam ao Brasil 2 meses após morte nos EUA

O velório e a cremação do influenciador e tutor do Shurastey, Jesse Koz, ocorreu em junho

11:50 | Ago. 02, 2022

Por: Lara Vieira
Cachorro foi cremado ainda nos Estados Unidos, por conta de uma exigência da legislação internacional (foto: Redes Sociais/Reprodução)

As cinzas de Shurastey, cachorro que morreu ao lado do tutor Jesse Koz em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil nessa segunda-feira, 1°. A informação foi publicada em uma rede social por Susana, tia do Jesse. "As cinzas do Shurastey estão em casa! Foi um movimento lento e silencioso de amor e união!", escreveu. O velório e a cremação de Koz, digital influencer brasileiro, aconteceram no início de junho, em Santa Catarina.

O cachorro foi cremado em 26 de maio nos Estados Unidos logo após o acidente. O procedimento foi pago com o dinheiro arrecadado através de uma vaquinha online que, em cerca de três horas, bateu a meta de R$ 120 mil. A cremação foi uma exigência da legislação internacional para que os restos mortais do cão pudessem retornar a Santa Catarina. Também por conta de normas sanitárias, o corpo de Shurastey não pôde ser transportado junto ao de Jesse. "Não veio como carga", escreveu a tia, na publicação.

Segundo a familiar, as cinzas do golden retriever foram trazidas por uma “irmã de vida” e viajaram com “dignidade, com amor, respeito e carinho”. “Em matéria, eles estão se reencontrando, na mesma ordem em que chegaram um na vida do outro”, cita o perfil.

Desde 2017, o influencer Jesse Koz e o cão dele Shurastey viajavam o mundo em um fusca 1978. O veículo adaptado, que foi apelidado carinhosamente como Dodongo, continha, inclusive, barraca de teto. Juntos, eles percorreram 16 países, além do Brasil.

Em entrevista ao O POVO, em abril de 2022, menos de um mês antes do acidente, Jesse relatou que, antes da viagem, era vendedor num shopping local. À época, já tinha o Dodongo, seu Fusca, e o Shurastey. Cansado da rotina, decidiu largar o emprego e trancar a faculdade de Educação Física. Ele vendeu móveis, videogame e moto. Com R$ 10 mil, resolveu viajar pela América Latina, começando pelo Uruguai.

O acidente

O cão e o tutor sofreram um acidente de carro na cidade de Portland, nos Estados Unidos, na manhã de 23 de maio de 2022. Eles estavam a caminho do estado norte-americano do Alasca, quando sofreram uma grave colisão com outro veículo.

Segundo o que foi veiculado pela mídia local, o brasileiro tentou desviar de um engarrafamento. No entanto, colidiu de frente com um veículo que vinha na direção contrária. O motorista do outro carro teve ferimentos leves, mas Koz e Shurastey não resistiram.