Cinco personalidades negras históricas ganharão estátuas em São Paulo
Atualmente, há apenas seis estátuas na Capital que homenageiam personalidade negras ilustres; com instalação prevista para começar em setembro, obras durarão seis meses
07:15 | Ago. 19, 2021
A cidade de São Paulo informou nesta terça-feira, 17, que instalará cinco novas estátuas em homenagem a personalidades negras que marcaram a história ou nasceram na Capital. A ação acontece após a polêmica com o monumento do bandeirante Borba Gato, incendiado por ativistas. Os homenageados serão a escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a sambista Deolinda Madre (madrinha Eunice) e o cantor Itamar Assumpção.
Atualmente, há apenas seis estátuas em homenagem a pessoas negras, dentre os mais de 300 monumentos espalhados pela metrópole. Segundo o portal G1, as obras devem começar em setembro deste ano e a previsão é que sejam instaladas em até seis meses. Até o momento, a Secretaria da Cultura do município não informou quem serão os autores das obras, nem como eles serão escolhidos.
As estátuas estarão dispostas nos seguintes locais:
- Parque Linear, em Pinheiros: Carolina Maria de Jesus;
- Praça David Raw, na Barra Funda: Geraldo Filme;
- Avenida Braz Leme, na Casa Verde: Adhemar Ferreira da Silva;
- Praça da Liberdade: Deolinda Madre;
- Praça Benedito Calixto: Itamar Assumpção.
Além disso, conforme publicação do G1, a prefeitura de São Paulo declarou que a estátua do escravocrata Borga Gato será restaurada sob financiamento de um empresário não identificado.