Entenda o caso Flordelis: perguntas e respostas sobre a morte do pastor Anderson

Cantora conhecida no meio gospel e quinta deputada federal mais votada pelo Rio de Janeiro nas últimas eleições, Flordelis, esposa do pastor Anderson, é mãe de 55 filhos, sendo 51 adotados

23:33 | Jun. 21, 2019

(foto: Reprodução)>

O pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis (PSD-RJ), foi morto a tiros na madrugada do domingo, 16, na casa da família, em Pendotiba, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dois filhos confessaram participação na morte, mas há outras linhas de investigação.

Flordelis é artista conhecida no meio gospel e foi a quinta deputada federal mais votada pelo Rio de Janeiro, nas últimas eleições. Ela é mãe de 55 filhos, sendo 51 adotados. Entenda o caso a partir de perguntas e respostas.

Como foi a morte do pastor Anderson?

O pastor foi morto quando chegava em casa acompanhado da mulher. Ele recebeu 30 tiros de pistola, à queima roupa - principalmente nas costas, no peito, na genitália e nas pernas. Nada de valor foi levado da casa, o que fez a polícia trabalhar com a hipótese de execução. A deputada não foi ferida na ação. 

Quem matou o marido de Flordelis?

A Polícia Civil, desde o primeiro dia de investigações, trabalhava com a hipótese de participação de familiares na morte de Anderson. Um dos filhos do casal, que não teve identidade revelada, aponta três filhas de Flordelis e a própria deputada como possíveis envolvidas na morte do pai.

Investigação aponta que os filhos Flávio, 38, e Lucas, 18, teriam cometido o crime para defender a mãe, após descobrirem um relacionamento extraconjugal do pastor. Flávio já tinha um mandado de prisão por violência doméstica e Lucas respondeu a ato infracional análogo ao tráfico de drogas quando era criança. Nesta quinta, 20, a Justiça do Rio de Janeiro expediu mandados de prisão temporária para ambos os irmãos.

E qual a versão da família sobre a morte do pastor Anderson?

O casal vinha de uma comemoração. No caminho, suspeitaram que o carro deles estivesse sendo seguido por duas motos. Mesmo assim, entraram em casa e Anderson voltou para fechar o portão, quando foi surpreendido por dois homens. Neste momento, por volta de 3h30min, pessoas da família ouviram vários tiros. Flordelis foi até a garagem e encontrou o marido baleado. A Polícia investiga também porque os cães da casa não latiram quando o crime ocorreu. Para a Polícia, se os homens fossem estranhos, os cães atacariam. 

“Eu só fui dar um passeio com meu marido e mais nada, gente. Só um passeio, que acabou dessa forma e perdendo a vida para tentar proteger a casa e proteger a família. Ele tentou evitar que eles entrassem dentro da casa. Ele sacrificou a vida dele para proteger a família”, disse a viúva bastante emocionada.

Pastor Anderson morreu na hora?

O marido de Flordelis chegou a ser levado ao Hospital Niterói D’Or, no bairro de Santa Rosa, mas não resistiu aos ferimentos. "As circunstâncias apontam para uma execução, realizada com uma arma de calibre 9 milímetros”, informou a Polícia.

A investigação sobre a morte do marido de Flordelis foi concluído?

Não, segue em andamento na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo. A deputada Flordelis, vizinhos, filhos e netos do casal prestaram depoimento. Os policiais da especializada realizaram perícia na casa e no carro do pastor e analisam ainda imagens captadas por câmeras instaladas próximo ao local do crime. 

"Flávio assumiu ter atirado, mas a confissão não vai definir [o resultado da investigação], e há ainda que se esclarecer como foi essa execução. A narrativa não define. A motivação, por exemplo, não está definida", disse a delegada titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, Barbara Lomba, em entrevista coletiva à imprensa, na porta da delegacia. Ela ponderou que é preciso entender ainda o envolvimento afetivo e os interesses por trás da morte.