PUBLICIDADE
Notícias

Zika não tem relação com problemas neurológicos em crianças, diz Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz esclarece que não há ligação científica do vírus zika com problemas neurológicos em crianças com menos de sete anos e idosos

17:35 | 09/12/2015
NULL
NULL
De acordo com nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não há comprovação científica de que o vírus zika esteja diretamente relacionado a problemas neurológicos em crianças e idosos. A Fiocruz também informou que não há envolvimento de outras espécies de mosquitos além do Aedes aegypti na transmissão da doença no Brasil. O anúncio foi publicado na página oficial da Fundação nas redes sociais. 
 
"É importante também esclarecer que, assim como outros vírus, a exemplo de varicela, enterovírus e herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade", esclarece a nota.
 
[SAIBAMAIS3]A Fiocruz afirmou que vem trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde na investigação da doença e que "prima pela transparência e pela seriedade" na divulgação de informações para a sociedade.
 
A divulgação da nota ocorre para desmentir mensagens que circulam em grupos de WhatsApp. O conteúdo do texto afirma que os pesquisadores da instituição descobriram que o zika provoca danos neurológicos a crianças menores de sete anos, como casos de microcefalia, e a idosos. 
 
"Por tratar-se de uma doença recente e que ainda não foi suficientemente estudada pelos pesquisadores, irão surgir muitas dúvidas e perguntas, bem como boatos e informações desencontradas, especialmente nas mídias sociais. É importante, num momento como este, que a população busque informações de fontes seguras e confiáveis", declarou a Fundação.
 
Redação O POVO Online 
TAGS