PUBLICIDADE
Notícias

Primeira vacina contra dengue recebe aprovação da Anvisa

A Dengvaxia foi desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e poderá ser utilizada por pessoas de 9 a 45 anos.

11:46 | 28/12/2015
NULL
NULL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou a primeira vacina contra a dengue, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 28. Após o México e as Filipinas, o Brasil é o terceiro país a receber a liberação para comercializar a vacina.

A Dengvaxia oferece proteção contra os quatro sorotipos da doença, incluindo febre amarela, chikungunya e zika. Ela foi testada em mais de 30 mil pessoas, em 80 países, incluindo o Brasil e poderá ser utilizada por pessoas de 9 a 45 anos.

Ela é produzida em uma fábrica em Lyon, na França, que tem capacidade de desenvolver 100 milhões de doses por ano.

O medicamento apresenta um índice de proteção em torno de 66%. Durante as pesquisas, foi observado ainda que a vacina preveniu a hospitalização em 80% dos casos e reduziu em 93% a ocorrência da dengue hemorrágica.

[SAIBAMAIS4]Ainda não há previsão de chegada da vacina ao mercado. Outras informações ainda não foram definidas, como o preço da dose, algo a ser decidido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos em um processo que dura em média três meses, e se haverá alguma negociação com o governo para subsidiar a vacina.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 1,5 milhões de pessoas tiveram dengue no Brasil, em 2015, e 811 morreram em decorrência do vírus.

Redação O POVO Online

TAGS