PUBLICIDADE
Notícias

Governo federal fecha acordo com empresas para garantir reciclagem de embalagens

O intuito da parceria é aumentar em 22% a reciclagem de resíduos sólidos, nos próximos dois anos

15:12 | 12/12/2015
NULL
NULL
Após mais de cinco anos após a criação da lei que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o governo federal fecha um acordo com empresas para garantir a reciclagem de embalagens.

O intuito da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e 20 associações empresariais é aumentar em 22% a reciclagem de resíduos sólidos, nos próximos dois anos.

Empresários se comprometeram a criar um sistema de recolhimento e destinação adequada das embalagens. “Vamos rever depois [a coleta] para, com o tempo, chegarmos a 100%”, afirmou ao Portal Brasil a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a assinatura do acordo com as empresas privadas.
[SAIBAMAIS 3]
De acordo com o Ministério do Ambiente, o acordo federal deve regularizar e incentivar o trabalho dos catadores no País, apontado como o maior reciclador de latas de alumínio no mundo.

O Brasil, no entanto, deixa a desejar em outros setores. Segundo dados do Movimento Nacional de Catadores, menos de uma cidade a cada cinco municípios brasileiros têm experiências com reciclagem. Em São Paulo, por exemplo, menos de 10% dos resíduos são reciclados corretamente.

Além de trazer benefícios ao meio ambiente, a medida se configura como uma alternativa lucrativa. Segundo dado do Ipea, a reciclagem pode movimentar cerca de R$ 8 bilhões anualmente no País.

O governo federal já assinou parceria com fabricantes de pneus, lâmpadas, agrotóxicos e óleos minerais. O próximo passo é  estabelecer a destinação correta de outros produtos, como eletroeletrônicos e medicamentos.
Redação O POVO Online
TAGS