PUBLICIDADE
Notícias

Ana Maria Braga revela que descobriu câncer no pulmão

A apresentadora contou em seu programa na manhã desta segunda-feira, 14, que retirou o tumor cancerígeno, em setembro, ainda em estado inicial. Essa é a terceira vez que Ana enfrenta a doença

10:15 | 14/12/2015
NULL
NULL

Ana Maria Braga revelou na manhã desta segunda-feira, 14, que descobriu recentemente um câncer no pulmão esquerdo em estágio inicial. A apresentadora, que recebia hoje em seu programa os médicos que a trataram, contou que foi submetida a uma cirurgia e que graças ao diagnóstico precoce suas chances de cura são próximas a 100%. Ela não precisou passar por quimioterapia e nem radioterapia.

 

Por insistência de seu namorado, Ana Maria deu início a uma série de exames preventivos em setembro último. "Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno. Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma radioterapia, quimioterapia. Fique estatizada. É um risco que toda pessoa que fuma tem. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira", disse ela no programa ao vivo.

Essa a terceira vez que a apresentadora enfrenta a doença. Em 1991, ela teve um diagnóstico de câncer de pele. Em 2001, foi detectado um câncer na virilha e no reto. Em 2009, ela lançou o livro "A Força da Fé", no qual relata como lidou com a doença.

 

"Em setembro, fiquei na dúvida se falava, porque estava muito debilitada. Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde", falou Ana Maria durante o programa desta segunda-feira.


Braga aproveitou seu programa para alertar as pessoas sobre os riscos de fumar. "Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível."

O oncologista Antonio Carlos Buzaid explicou o estado de saúde da apresentadora e como foi a cirurgia. "Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior", comentou.

A apresentadora ressaltou que antes de ser diagnosticada não sentia nenhum sintoma. "Eu não sentia nada, não tinha nenhum indício", ressaltou. "Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago", revelou.

Redação OPOVO Online
TAGS