PUBLICIDADE
Notícias

Maioria dos brasileiros trocou telefone fixo por celular em 10 anos

De acordo com a pesquisa do Pnad, 56,3% dos brasileiros possuem o aparelho celular como único telefone de comunicação em domicílio

09:59 | 13/11/2015
NULL
NULL

Trocar a telefonia fixa pela móvel ficou cada vez mais comum entre os brasileiros. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que foi divulgado nesta sexta-feira, 13, cerca de 91,1% dos brasileiros possui telefonia móvel em seus domicílios. Sendo o único tipo de telefone para 56,3% destes.

Outro aspecto abordado pelo levantamento é a rápida mudança de opção dos brasileiros pela telefonia. Segundo a pesquisa, no ano de 2004, cerca de 17,5 milhões de pessoas possuíam telefone fixo em casa. Entretanto, este tipo de aparelho ficou cada vez menos comum nas casas dos brasileiros. Conforme o último balanço do Pnad, no último ano de 2014 este número caiu drasticamente atingindo a marca de 2,4 milhões de pessoas com telefones fixos em domicílio.

[VIDEO1] 

Além disso, o levantamento do Pnad também abordou o nível de acesso à internet por computadores. De acordo com a análise, o número de domicílios com acesso à rede mundial de computadores apresentou uma leve queda, caindo de 42,41% (em 2013) para 42,1% (em 2014). Mas, para o Cetic.br - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o número de acessos à internet por dispositivos móveis aumentou muito em um curto período de tempo.

DVD

Bastante presente na última década, o aparelho de DVD não possui mais admiradores como antes. Com as inúmeras inovações, o aparelho ficou mais escasso nos lares do país. Conforme a pesquisa, o número de pessoas que possuíam DVD em casa caiu de 72,1% (2013) para 68% (2014).

Segundo o documento, o grande impacto teve como modificador o acesso à inovações por meio da internet. Hoje, assistir vídeos e filmes por meio do Youtube ou Netflix, por exemplo, ficou mais fácil e rápido.

 

Redação O POVO Online

TAGS