PUBLICIDADE
Notícias

Morre Barbara Heliodora aos 91 anos, no Rio

Especialista em Shakespeare trabalhou até os 90 anos e estava internada desde março

11:30 | 10/04/2015
NULL
NULL

Atualizado às 12:33
A crítica teatral Barbara Heliodora morreu na manhã desta sexta-feira, 10, no Hospital Samaritano, no Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela tinha 91, estava internada desde março. Barbara, que também era ensaísta, jornalista e tradutora, deixou três filhas, de dois casamentos, e quatro netos.

Ela era conhecida na meio da crítica como a "Dama de Ferro'. Em entrevista dada em 2013, ela afirmou ter assistido mais 3.500 peças teatrais.

Barbara era filha da poetisa Anna Amélia Carneiro de Mendonça e do historiador Marcos Carneiro de Mendonça. Foi da mãe que ganhou o primeiro volume da literatura de William Shakespeare, aos 12 anos. Se apaixonou pelas obras, se tornou estudiosa e uma das maiores conhecedoras de Shakespeare no Brasil, mantendo reuniões semanais em sua casa para discutir sobre o autor.
[SAIBAMAIS2]
Em entrevista concedida ao O POVO, comentou que os brasileiros recebem bem as críticas, com poucas exceções. Ela garantiu que a crítica não deve "disseminar" verdades, mas sim de esclarecer o espectador sobre a peça.

Vida
Em 1940, ela se formou em literatura inglesa, nos Estados Unidos. Em 1957 ingressou na carreira de jornalista no Tribuna da Imprensa do Brasil e depois no Jornal do Brasil, onde fazia resenhas teatrais até 1964, quando assumiu a direção do Serviço Nacional Militar.

Em 1985 ela retornou ao jornalismo, trabalhando em uma revista. Em 1990 foi convidada para trabalhar no jornal O Globo, onde ficou até se aposentar em 2013, aos 90 anos.

A ensaísta escreveu seis livros: "A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare", 1975, "Falando de Shakespeare", 1997, "Martins Pena, uma introdução", 2000, "Reflexões Shakespearianas", 2004 e  "Brasil, Palco e Paixão" - Um século de teatro, 2005. O último foi "Caminhos do teatro Ocidental", um resumo de seu trabalho como professora de história teatral.

Redação O POVO Online
TAGS