PUBLICIDADE
Notícias

Rapper Emicida é contra personagem do Zorra Total

O cantor diz que Adelaide, interpretada por Rodrigo Sant'Anna, é uma imposição de estereótipos racistas onde desvaloriza a "mulher preta"

14:20 | 02/10/2012
NULL
NULL

O rapper Emicida se manifestou via Facebook contra a personagem Adelaide do programa humorístico Zorra Total. Ele se deparou com o quadro de humor na televisão quando voltava de um jantar no último sábado.

Segundo Emicida, "Adelaide" envolve questões como "desvalorização da mulher preta" e a "ditadura eurocêntrica da beleza". Na mensagem postada na rede social ele diz: "Estamos em um momento delicadíssimo na história do Brasil. Discute-se sobre o racismo na obra de Monteiro Lobato, cria-se um plano de prevenção a violência contra a juventude negra, porém um ataque contra a etnia que mais trabalhou por este país passa despercebido desta forma, como uma piada, o mesmo tipo de piada que foi hospedeira durante todos estes séculos da doença que é o racismo".

A personagem Adelaide é uma sátira dos pedintes brasileiros. Interpretado por Rodrigo Sant'Anna, a mulher pobre e negra costuma pedir esmola no metrô, acompanhada de seu "tablet". O humorista usa de artifícios para a caracterização de Adelaide como escurecimento da pele, uma prótese sem os dentes da frente e nariz falso.

O rapper não é o único que possui essa opinião. A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial já recebeu denúncias por parte de espectadores e ONGs, aos quais também considera a personagem Adelaide como uma imposição de estereótipos racistas.

Emicida finaliza seu manifesto de indignação declarando estar triste por conta das pessoas que assistem ao programa e não conseguem identificar a "violência racial adentrando suas casas". As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS