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Em 15 dias, serviço telefônico recebe 423 ligações com queixas contra planos de saúde

Recente pesquisa da entidade apontou que os usuários de planos de saúde que tentaram marcar consultas nos últimos dois anos, 64% tiveram algum problema

11:02 | 06/09/2012
divulgação, plano de saúde, reclamações
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Com apenas 15 dias de existência, o SOS Paciente recebeu 423 ligações com reclamações de usuários de planos de saúde – uma média de 20 chamadas por dia. O telefone 0800 200 42 00 foi criado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Fundação ProTeste.

De acordo com balanço divulgado na quarta-feira ,5, pela associação, os problemas mais relatados pelos usuários são: dificuldades na marcação de consultas, demora para liberação de exames, descredenciamento de profissionais médicos e negativa de autorização para cirurgias.

Segundo o presidente da APM, Florisval Meinão, a entidade não esperava alcançar número tão alto de ligações. Pela primeira vez, a associação utiliza uma ferramenta desse tipo para ter contato com os usuários e avaliar os planos de saúde. “Nós subdimensionamos no início, não conseguíamos atender a todas [ligações], precisamos redimensionar a forma de atendimento, treinar as pessoas que atendem, mas foi fortemente positivo, porque mostrou um canal de comunicação eficaz com o usuário,” disse.

Recente pesquisa da entidade apontou que os usuários de planos de saúde que tentaram marcar consultas nos últimos dois anos, 64% tiveram algum problema. De acordo com a pesquisa, 84% precisaram de exames, sendo que 40% tiveram problemas.

Outro dado revela que 58% utilizaram atendimento nos prontos-socorros. Desses, 72% enfrentaram alguma dificuldade. Quanto às internações hospitalares, 20% dos entrevistados usaram os serviços, dos quais 39% tiveram problemas. A pesquisa mostra ainda que 15% das pessoas que procuraram atendimento precisaram recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do balanço, os médicos anunciaram a suspensão nesta quinta-feira,6, do atendimento eletivo aos planos de saúde. Serão suspensas consultas, exames e cirurgias agendadas.

 

Agência Brasil

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