PUBLICIDADE
Notícias

Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana discute saúde indígena

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), chamadas para o debate, não enviaram representantes

07:34 | 21/08/2012

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) realizou, na última segunda-feira ,20, sessão especial sobre o Direito Humano à Saúde, encerrado com uma discussão sobre a saúde indígena.

O encontro foi mediado pelo conselheiro Tarciso Del Maso Jardim e contou com a presença de Cléber César, secretário executivo do Conselho Indigenista Brasileiro (Cimi). A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), chamadas para o debate, não enviaram representantes.

As dificuldades para atender os povos indígenas foram o principal tema abordado. César destacou que a falta de formação específica dos médicos e a dificuldade para chegar até as tribos resultam em grande quantidade de óbitos nessas populações. Ele diz que existem poucos profissionais direcionados para a área. “A gente vê uma necessidade urgente de que o governo brasileiro promova concurso público para suprir os quadros de pessoal para esse trabalho”.

 

Agência Brasil

TAGS