Imagem de um dos afluentes do Rio Amazonas é destaque na Agência Espacial Europeia
De acordo com a ESA, as imagens foram capturadas pelo satélite Envisat. As imagens são individuais e cada uma tem uma cor distinta - vermelho, verde e azul. As imagens foram as últimas feitas pelo satélite que parou de funcionar no último dia 8. O satélite apresentou problemas técnicos e não envia mais imagens. Porém, a missão trabalha para restabeler o sistema.
O Rio Juruá é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, que flui lentamente entre a floresta, atravessando a Bacia Amazônica – que têm alguns dos maiores rios do mundo. O sensoriamento remoto, segundo especialistas, é uma das maneiras mais eficientes de estudar a região, inclusive para avaliar a extensão e os danos causados pelo desmatamento.
Os estados do Acre e Amazonas são banhados pelo Rio Juruá, que nasce no Peru. Em seguida, o rio atravessa o Acre e deságua no Rio Solimões. É utilizado como hidrovia por várias comunidades da região, que não dispõem de rodovias. Nas margens do Rio Juruá ficam as cidades de Eirunepé, no Amazonas, e Cruzeiro do Sul, no Acre, entre outros.
Agência Brasil